Vamos Ler leva trabalho com o JM a alunos de Jaguariaíva
Primeiro contato do 5º ano A da Escola Elza Baptista Fonseca focou em dois pontos na atividade com o Jornal da Manhã: leitura e interpretação

Primeiro contato do 5º ano A da Escola Elza Baptista Fonseca focou em dois pontos na atividade com o Jornal da Manhã: leitura e interpretação
No dia 22 de março, terça-feira, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca em Jaguariaíva puderam dar início às atividades com o Jornal da Manhã do Grupo aRede. A professora Gislaine de Mello Linhares comenta como essa ferramenta comunicacional contribui para desenvolver questões como leitura e interpretação junto à turma.
“Desenvolvi uma atividade a ser realizada em grupos. Com encaminhamento, apresentei aos alunos o jornal e explicou sobre toda a trajetória da sua importância como veículo de informação. Na sequência, os grupos manusearam livremente o jornal por um tempo, pois alguns alunos haviam falado que não conheciam o jornal impresso”, relata a docente.
Na sequência, a educadora explicou as partes que compõem o jornal e suas funções, com interação e fazendo com que todos tivessem oportunidade de responder, de forma oral, as questões. Dando prosseguimento, uma atividade escrita no caderno teve como base textos recebidos pelos alunos sobre partes do impresso, com três propostas de atividades de leitura e interpretação: encontrar a manchete, ler e escrever coletivamente o que entenderam das notícias.
“O uso do jornal como ferramenta de leitura é muito importante para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois através dele é possível trabalhar em sala de aula a leitura, interpretação de textos e imagens, debates – trabalhando com fatos reais e atuais – e, desta forma, promover a conscientização dos alunos sobre assuntos atuais, oportunizando que cada um possa manifestar sua opinião e, assim, desenvolver sua cidadania”, conclui Gislaine.
Acesse o blog escolar da Escola Elza Baptista Fonseca clicando aqui.





















