Educadoras de Irati exploram amplamente os Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Educadoras de Irati exploram amplamente os Campos Gerais

Temática com Mestra em Geografia e professora da turma ocorreu no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

Dinâmica trouxe várias explicações e trabalhos em sala de aula
Dinâmica trouxe várias explicações e trabalhos em sala de aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Temática com Mestra em Geografia e professora da turma ocorreu no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

O 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati, desenvolveu um amplo trabalho sobre a região dos Campos Gerais em uma parceria entre a secretária Escolar e Mestra em Geografia, Fátima Furmanowicz Brandalize, e a professora da turma, Josnéia Aparecida Marcondes.

“A convite da professora foi ministrada uma aula para os alunos sobre os Campos Gerais, como complemento ao projeto Vamos Ler – Geração Digital. Para trazer um entendimento objetivo e fácil sobre os Campos e suas específicadades, inicialmente, realizou-se uma abordagem geral do relevo paranaense, suas principais características físicas, de vegetação, altitude e derramamento vulcânicos para, posteriormente, concentrar-se nas especificidades dos Campos Gerais paranaense e suas características de relevo, vegetação e clima”, destaca a secretária.

A divisão da região e os municípios abrangidos, bem como a formação do solo, cânions, cavernas, furnas, Buraco do Padre e Vila Velha, também foram introduzidos em sala. Fátima cita que isto aguçou a curiosidade dos alunos acerca das formações presentes nos Campos Gerais, com o término da aula contando com espaço para compartilhamento do conhecimento e resposta dos questionamentos dos alunos.

Professora comenta

Josnéia também faz seus apontamentos. Depois de uma introdução e contextualização acerca dos Campos Gerais, a professora cita que explicou acerca da região, com a participação da colega para aprofundar o tema, com citações acerca do relevo, a vegetação e os planaltos do Paraná. Por exemplo, a docente citou que Fátima abordou o estado do Paraná e sua extensão territorial com 52% das terras acima de 600 metros de altitude e 89% acima dos 300 metros.

“O relevo do Paraná é marcado por uma faixa litorânea pequena seguida no sentido Leste-Oeste pelo aparecimento de um planalto inclinado para o sentido oeste. Podemos dividir as terras do estado em cinco grandes regiões de acordo com o seu relevo. As regiões são o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto, o Segundo Planalto e o Terceiro Planalto. A mestra Fátima explanou, ainda, sobre o solo de origem vulcânica, tema este que causou curiosidade e espanto nos alunos. Após a explicação foi solicitado aos alunos uma produção textual e um desenho referente ao assunto”, conclui Josnéia.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE