Dinâmicas artísticas levam diversão à escola de Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmicas artísticas levam diversão à escola de Carambeí

Ações desenvolvidas do Infantil IV ao 5º ano da instituição de ensino Rural Santa Cruz fizeram com que alunos compreendessem (e se divertissem) com as artes

VÍDEO
Ações desenvolvidas do Infantil IV ao 5º ano da instituição de ensino Rural Santa Cruz fizeram com que alunos compreendessem (e se divertissem) com as artes | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações desenvolvidas do Infantil IV ao 5º ano da instituição de ensino Rural Santa Cruz fizeram com que alunos compreendessem (e se divertissem) com as artes

As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, puderam trabalhar, brincar e fazer artes com recicláveis sob a coordenação da professora de Arte, Gabriella Luiza Pereira Freytag, que comenta os principais aspectos do trabalho.

“Para um primeiro momento, em sala de aula foi feita a apreciação das obras de Ivan Cruz, com brincadeiras de infância. A professora questionou os alunos quais eram as brincadeiras preferidas de cada um deles. Em seguida, ainda em sala, a professora realizou um debate sobre as seguintes obras de Ivan Cruz: ‘Pé de Lata’ e ‘Bilboquê e Perna de Pau’”, aponta a docente.

Na sequência, houve questionamento aos alunos se eles conheciam estas brincadeiras que apareceram na obra e, segundo a educadora, surpreendeu-se que poucos as conheciam. Assim, houve a confecção de material reciclado e o brincar durante o recreio. O momento posterior contou com a confecção de brinquedos em sala de aula: com os infantis IV e V, além do 1º e 2º anos, o foco foi o bilboquê, com rolo de papel higiênico e tampinhas de garrafa pet.

As turmas do 3º e 4º anos puderam fazer a releitura, através de desenhos, além de produzirem a perna-de-pau, com confecção por parte da professora, que levou prontas para os alunos brincarem. Para complementar, o 5º ano pôde fazer pés de lata através de latas de alumínio. O terceiro momento teve a releitura da obra de Ivan Cruz, com pintura de painel de fundo usado para as fotos de cada aluno com os pés de lata.

“Após as fotos, as turmas de quarto e quinto anos puderam brincar de disputar corridas na aula de Educação Física. E, como último momento, os alunos brincando com seus brinquedos durante o recreio. Ao resgatar as brincadeiras de infância, percebi o entusiasmo que os alunos realizaram com as brincadeiras propostas. Pois, sabemos que as brincadeiras na infância fazem parte do desenvolvimento da criança”, complementa a professora.

Por fim, Gabriella cita Ivan Cruz: “Criança que não brinca, não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. E, conclui. “Ao trabalhar essa temática, percebi a importância de resgatar brincadeiras antigas de infância. Os alunos se divertiram muito. E, com materiais de sucata, realizamos momentos que com toda certeza ficaram marcados para os alunos, que acrescentaram essas brincadeiras na sua rotina familiar. Foi prazeroso ver a alegria dos alunos e contribuir com brincadeiras que são divertidas e saudáveis”.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right