'Faz de conta' traz benefícios educacionais no Integração | aRede
PUBLICIDADE

'Faz de conta' traz benefícios educacionais no Integração

Alunos do Colégio de Ponta Grossa, em dinâmica com familiares e na sala de aula, utilizaram fantoches para criarem seus espetáculos

VÍDEO
Alunos do Colégio de Ponta Grossa, em dinâmica com familiares e na sala de aula, utilizaram fantoches para criarem seus espetáculos | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do Colégio de Ponta Grossa, em dinâmica com familiares e na sala de aula, utilizaram fantoches para criarem seus espetáculos

Os alunos do primeiro ano A do Colégio Integração, em Ponta Grossa, dentro da disciplina de Artes, transforaram suas casas em verdadeiros palcos de um espetáculo de imaginação e criatividade. A professora Elena Maria Dombrovski, que coordenou as ações, destaca os principais aspectos do trabalho – com coordenação de Amanda Weridyana Uller e correção do seu relato pelo colega Igor Antônio Barreto.

“Sabe-se que é de suma importância fazer com que os alunos aprendam de uma forma lúdica e coloquem em prática seus gostos pela aprendizagem. Com isso, no decorrer do terceiro bimestre, os alunos do 1º ano A, juntamente com seus familiares, fizeram com que o ‘faz de conta’ acontecesse diante da disciplina de Artes, com o tema: hora do espetáculo. Foram abordadas questões sobre o reconhecimento da encenação e a simulação de brincadeiras como o ‘faz de conta’. Assim, puderam identificar os objetos do cotidiano na qual adquirem novos significados para compor o cenário em que vivenciam”, aponta a docente.

Segundo a educadora, além da diversão no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, o faz de conta ajudou que os alunos aprendessem mais sobre si mesmos, além do mundo que os cerca. “O processo de imaginar é muito importante para o desenvolvimento da criança, porque através dele a criança aprende muito sobre si mesma e também sobre as relações com outras pessoas, podendo assim aprender lições importantes para o decorrer de sua vida, enfrentar seus medos, resolver seus problemas, ampliar sua linguagem e comunicação com o meio social em que vive”, explica Elena.

Outro ponto que a professora traz é que pesquisas indicam que crianças que participam de brincadeiras do gênero têm muitos benefícios, aumentando o uso da linguagem e interagindo melhor com outras pessoas, além de estimular a empatia e a noção do ponto de visto, o que mostra que suas percepções não são únicas no mundo – e, consequentemente, criando o respeito pela opinião do próximo, tornando-se um hábito diário.

“Com isso, os alunos do 1º ano A, juntamente com seus familiares deram asas à imaginação e desenvolveram um ótimo trabalho referente ao faz de conta, dando ênfase ao conteúdo de arte, sobre a hora do espetáculo, onde os alunos aprenderam sobre as peças teatrais, na qual como atividade pedagógica foi proposto aos mesmos que criassem um fantoche de mão, com a finalidade  de usar a imaginação e aprofundar-se no mundo de faz de conta criando sua própria peça teatral com a referida criação dos fantoches”, cita a docente.

Para complementar, os alunos levaram à sala de aula seus fantoches com intuito de mostrar aos colegas seu trabalho confeccionado, dando nome aos personagens e estimulando a criatividade, conforme pontua a educadora. Ainda, como recurso didático, foi utilizado “a tecnologia das câmeras que adentrou em nossas vidas tão depressa nesse momento pandêmico que vivemos”, conforme diz Elena.

“A atividade foi realizada com muito sucesso. Os alunos entraram no mundo do faz de conta e criaram peças teatrais incríveis, com as quais ficaram super empolgados e sentiram-se empoderados diante das câmeras e a animação tomou conta do espaço escolar, onde os alunos puderam assistir aos vídeos dos outros colegas. Os alunos sentiram-se muito orgulhosos ao término da atividade”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE