Palestra em Carambeí destaca ações do Setembro Amarelo | aRede
PUBLICIDADE

Palestra em Carambeí destaca ações do Setembro Amarelo

Bullying, depressão e uma série de fatores, na última semana do mês que marca a campanha, foram tratados – e ressaltados – junto aos alunos da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

Palestrantes elucidaram importância dos temas
Palestrantes elucidaram importância dos temas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Bullying, depressão e uma série de fatores, na última semana do mês que marca a campanha, foram tratados – e ressaltados – junto aos alunos da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

No dia 27 de setembro, a Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, recebeu uma palestra sobre o bullying, comandados por Leandro Marcondes Carneiro e Paola Tarcisa Vieira da Rosa Almeida. O encontro explorou, também, várias causas de depressão nas crianças, elucidando a importância da campanha Setembro Amarelo. A coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Caroline Aparecida de Oliveira Degraf, destaca os principais pontos.

“Em uma linguagem adequada para as crianças, os palestrantes abordaram o tema explicando sobre os sintomas e causas que levam a depressão. O objetivo da palestra foi trazer, para dentro da escola, esclarecimentos sobre o tema que atinge a sociedade em suas esferas, fazendo parte do cotidiano da criança que necessita de apoio no caso de vivências em contextos influenciados pelos sintomas de doenças emocionais”, destaca a pedagoga.

Na sequência, Caroline contextualiza sobre o Setembro Amarelo: dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. No Brasil, segundo a educadora, são 12 mil suicídios por ano, com mais de um milhão no mundo. Outro dado que 96,8% dos casos contam com relação de transtornos mentais – liderados pela depressão, seguido do transtorno bipolar e fechando com abuso de determinadas substâncias;

“Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas. É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. A campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda”, complementa Caroline.

Por fim, a educadora comenta sobre a origem do Setembro Amarelo, através da história de Mike Emme, nos Estados Unidos, que era carinhoso e tinha habilidades mecânicas, restaurando e pintando de amarelo um Mustang 68. Contudo, Mike cometeu suicídio com apenas 17 anos, em 1994, sem que ninguém soubesse que ele pretendia tirar sua vida, conforme cita a coordenadora pedagógica.

“No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem ‘Se precisar, peça ajuda’. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda à pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha”, conclui Caroline.

Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE