Alunos do Integração plantam árvores no Lago de Olarias | aRede
PUBLICIDADE

Alunos do Integração plantam árvores no Lago de Olarias

Turma do 4º ano do Colégio de Ponta Grossa realizou plantio de mudas através de parceria com o poder público; ação ambiental marca o Dia da Árvore e os 198 anos do município

VÍDEO
Turma do 4º ano do Colégio de Ponta Grossa realizou plantio de mudas através de parceria com o poder público; ação ambiental marca o Dia da Árvore e os 198 anos do município | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma do 4º ano do Colégio de Ponta Grossa realizou plantio de mudas através de parceria com o poder público; ação ambiental marca o Dia da Árvore e os 198 anos do município

O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, é sempre tema de amplas atividades nas mais variadas instituições de ensino. No Colégio Integração, em Ponta Grossa, não é diferente: a professora Vanessa Rechetzki Andrade, junto à coordenadora Amanda Weridyana Uller e outros educadores, junto à turma e parcerias, desenvolveram uma ação ambiental para comemorar os 198 anos do município: o plantio de mudas de árvores no Lago de Olarias. O tema, inclusive, foi tema de um vídeo produzido pela equipe da instituição de ensino.

“A árvore é o grande símbolo da natureza e meio ambiente. Além de desempenhar funções de extrema importância para o nosso ecossistema, ela também é conhecida por ser uma riqueza natural. As árvores são fundamentais para a nossa vida, pois graças a sua evapotranspiração, aumentam a umidade do ar, garantindo um conforto maior para respiração, e também produzem o oxigênio, por meio do processo de fotossíntese, gás essencial à vida na Terra”, destaca Vanessa.

Outro ponto que a docente demonstra é que as árvores são responsáveis por regularem a temperatura, previnem erosões no solo, fornecem sombra e abrigo para determinadas espécies animais, além de serem importante para os seres humanos. “Podemos, ainda, destacar que as árvores absorvem o gás carbônico e, consequentemente, limpar o ar; diminuindo efeitos da ilha de calor, aumentam a biodiversidade, absorvem a água das chuvas e embelezam os lugares com suas flores”, cita a educadora.

Assim, como tanto benefícios, o Brasil comemora o Dia da Árvore em 21 de setembro, conscientizando a respeito da preservação de bens preciosos e valiosos, além da data ser próxima ao equinócio da primavera no hemisfério Sul. Dessa forma, para presentear Ponta Grossa pelos seus 198 anos completados em 15 de setembro, alunos, direção, coordenação e a professora de Ciências, em parceria com a Prefeitura Municipal, o secretário de Meio Ambiente e agentes ambientais, escolheram o ponto turístico Lago de Olarias para realizar o plantio de árvores frutíferas.

“Essa atividade teve como objetivo contribuir com o reflorestamento da Área de Preservação Ambiental (APP) do Lago de Olarias, que se localiza em frente ao Colégio Integração. Buscou-se, ainda, nessa atividade, enfatizar os processos de ensino e aprendizagem deste grupo, que anteriormente estudou a importância do plantio de árvores e também, orientando uma geração para a consciência ambiental, que reconhece a importância de plantar e reduzir o desmatamento, protegendo as árvores e florestas”, conclui Vanessa.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE