Turma busca cuidar e preservar as nascentes em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Turma busca cuidar e preservar as nascentes em Ipiranga

Atividade foi aplicada no 5º ano da Escola São José e envolveu estudo sobre o ciclo da água

Alunos registraram nascentes em fotos
Alunos registraram nascentes em fotos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade foi aplicada no 5º ano da Escola São José e envolveu estudo sobre o ciclo da água

O 5º ano da Escola Municipal São José, em Ipiranga, desenvolveu uma atividade no dia 11 de maio, dentro da disciplina de Ciências, sobre o os principais uso da água nas atividades humanas, com busca de preservar as nascentes nas propriedades rurais. A professora Izabel Cristina comenta como o trabalho foi desenvolvido.

Os objetivos, elencados pela docente, estão como conhecer o ciclo da água, mudanças do estado físico no ciclo hidrológico, a importância da conservação vegetal nas chuvas, consequências do uso do recurso pelo ser humano, utilização consciente e as ações humanas em relação a poluição, além de como evitar esse problema.

“O presente trabalho teve como objetivo de explorar e mostrar a importância e a função das nascentes nas propriedades rurais, além de reforçar aos alunos a importância da conservação. Nunca se foi tão discutida a importância da água em nosso planeta como atualmente, (além da) conservação e qualidade da mesma, e preservação de proteção de nascentes”, aponta a educadora.

Assim, a explicação contou que as nascentes são imprescindíveis no ciclo hidrológico, o que impacta diretamente na qualidade da água proveniente de rios, lagos, recursos subterrâneos. A questão da vida animal e vegetal, que vivem nos entornos destes lugares, também teve amplo destaque na aula aplicada por Izabel.

“E, diante disso, o trabalho em questão relata o valor e as funções das nascentes no ciclo hidrológico, bem como nas propriedades rurais, além de realizar uma análise mais profunda dos métodos mais recentes e utilizados no meio rural para sua conservação”, complementa a docente.

Por fim, houve um itinerário que ajudava a proteger as nascentes: a sua identificação, cercando-as, limpando a área no entorno, controlando a erosão e, por fim, replantando espécies nativas.

Acesse o blog escolar da Escola São José clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE