Alunos conhecem ‘a cara do jornal’ em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Alunos conhecem ‘a cara do jornal’ em Jaguariaíva

Ampla atividade com recursos midiáticos, importância do meio de comunicação e versões digitais do Jornal da Manhã ocorreu no 5º ano A da Escola Antônio Fanchin

Aula foi realizada em casa pelos estudantes
Aula foi realizada em casa pelos estudantes -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ampla atividade com recursos midiáticos, importância do meio de comunicação e versões digitais do Jornal da Manhã ocorreu no 5º ano A da Escola Antônio Fanchin

O 5º ano A da Escola Municipal Antônio Fanchin, em Jaguariaíva, desenvolveu uma atividade denominada A ‘Cara’ do Jornal no dia 20 de abril, onde puderam explorar mais sobre os mecanismos que compõem um jornal impresso. A professora Vandicléia Pinheiro, que comandou o trabalho, destaca os principais pontos deste trabalho voltado aos meios de comunicação.

“A atividade foi desenvolvida com a finalidade de analisar a primeira página e a estrutura do jornal. Para fundamentar o trabalho e percepção do nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto, a atividade foi introduzida com alguns questionamentos sobre o que é um jornal, qual a sua função, a capa do jornal como meio para atrair o interesse do leitor pelo conteúdo”, aponta a educadora.

Em sequência, a turma pode assistir um vídeo que mostrava como é feito um jornal. Para elucidar isso de maneira, os alunos puderam explorar a edição digital do Jornal da Manhã do Grupo aRede. Após explorar o impresso, houve a organização - auxiliada pela professora - que trazia um infográfica com a capa do JM, sinalizando seus componentes como cabeçalho, manchete, legenda, entre outros.

“Na segunda atividade, após esclarecer aos alunos que o jornal é organizado em partes chamados cadernos, sessões ou editoriais, cada um deles abordando um assunto e que os nomes dos cadernos variam de um jornal para o outro. Foi solicitado aos alunos que fizessem a correspondência de cada caderno do Jornal da Manhã ao que ele informa, pintando com as cores indicadas”, complementa Vandicléia.

Por fim, houve a produção de texto sobre a importância dos impressos através de um texto repassado pela professora:

“O jornal impresso ou digital é um importante meio de comunicação, além de informar sobre os fatos, desenvolver o senso crítico e o hábito da leitura, favorece a ampliação do vocabulário, desenvolvendo a ortografia, à medida que proporciona a visualização da palavra escrita”.

Acesse o blog escolar da Escola Antônio Fanchin clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE