Quinto ano faz resgate de história de cooperativa | aRede
PUBLICIDADE

Quinto ano faz resgate de história de cooperativa

Turma da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth em Carambeí pôde conhecer mais sobre a Frísia

Imagem ilustrativa da imagem Quinto ano faz resgate de história de cooperativa
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth em Carambeí pôde conhecer mais sobre a Frísia

O 5º ano da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth em Carambeí participou de uma palestra no auditório da Cooperativa Frísia, onde puderam participar de uma palestra com o professor Rômulo Sena. A professora Caroline Aparecida Oliveira, à frente da turma, comenta os aspectos trabalhados.

“Tivemos a visita especial do professor Rômulo Sena, educador formado em Comunicação Social, Filósofo, Pedagogo e Mestre na América Latina”, aponta a docente. Caroline também traz uma fala do educador. “Carambeí é uma cidade linda, a cultura da filosofia do cooperativismo é de grande significância para contemplar as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso torna a cidade a cidade um exemplo em educação”. Outro ponto destacado pela professora foi a recepção da turma, além das curiosidades que despertou e respondeu sobre a origem e carreira profissional.

“A palestra foi dirigida por Luciano Tonon, diretor de marketing da Cooperativa Frísia e Lucas Kugler, historiador. Esta atividade faz parte do Programa Cooperjovem, projeto que está sendo desenvolvido dentro da escola, a fim de desenvolver a cultura do cooperativismo”, diz Caroline.

A docente também traz um resgate da história da Frísia Cooperativa Agroindustrial. O início se deu em 1911, com as primeiras famílias holandesas se estabelecendo na região dos Campos Gerais, através de um plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, empresa inglesa especializada em construções de linhas férreas. Os terrenos eram vendidos aos colonizadores, que posteriormente tinham um prazo de 10 anos para pagar.

“O contrato de trabalho incluía uma casa de morada, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo. Coube a esses pioneiros, em 1925, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, com sete sócios e uma produção leitura de 700 litros/dia, produzindo manteiga e queijo”, complementa.

Visita ao Parque Histórico

Caroline explica que a história pode ser vivenciada no Parque Histórico de Carambeí, um dos maiores museus de céu aberto do Brasil. “O PHC foi criado em 2011 com recursos da Lei Rouanet e investimentos da Frísia Cooperativa Agroindustrial para sua implementação. Para difundir a história da imigração holandesa e outras importantes etnias que desenvolveram os Campos Gerais do Paraná, o PHC presta tributo ao homem do campo e representa a região como berço do cooperativismo paranaense”, conclui.

Confira a atividade completa no blog escolar da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE