Apoiadores do Vamos Ler são destaque em 3º ano
Turma da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães desenvolveu amplas atividades, como poesia coletiva e acrósticos, através da página do projeto no Jornal da Manhã
Turma da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães desenvolveu amplas atividades, como poesia coletiva e acrósticos, através da página do projeto no Jornal da Manhã
A página do Vamos Ler - Geração Digital no Jornal da Manhã foi tema de uma ampla abordagem junto ao 3º ano C da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães. Com a sentença que marca o apoio de entidades públicas e privadas, ‘Olha quanta gente contribui para a formação de cidadãos’, a professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho pôde traduzir a frase em atividades.
“É preciso de diversas maneiras de envolver os alunos em atividades vinculadas à realidade e, dessa forma, o jornal impresso colaborou novamente para a construção de um gráfico, do qual a atividade foi voltada para a interpretação e leitura das informações coletadas. O suporte para o gráfico foi a folha do Vamos Ler - Geração Digital, aRede, um dos cadernos que compõem o Jornal da Manhã, elencando os patrocinadores de 2019, os quais oportunizam o compartilhamento de várias práticas”, aponta Luzia.
Desta forma, elenca a professora, a atividade foi desenvolvida de forma interdisciplinar, com elaboração de verbetes e ilustrações sobre os parceiros do projeto. Ainda, os alunos realizaram uma poesia coletiva que abordava o tema, além de um acróstico ao jornalista responsável pelo trabalho junto aos meios de comunicação que, segundo a docente, “ao mesmo tempo nos apresenta um desafio de escrever e partilhar práticas do dia-a-dia, onde nosso aluno é protagonista e o professor o mediador do conhecimento”.
A docente também comenta que essa prática traz satisfação e prazer de pensar a prática ocorrendo em sala de aula. “O trabalho com gêneros textuais propicia inúmeras propostas diferente de escrita e leitura, cada qual com sua estrutura e característica diferenciada que fazem parte da proposta escolar”, complementa.
Por fim, Luzia destaca o acróstico feito coletivamente. “O acróstico teve o intuito de chamar atenção para o profissional que trabalha sem ser visto, articulando para que tudo seja publicado, dando seu toque e valor. Somos agradecidos pelo trabalho e parceria de todos os envolvidos neste projeto”, conclui.
Confira os registros completos no blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães. Clique aqui.
Acróstico
Veja, abaixo, o acróstico feito coletivamente pelos alunos do 3º ano C no dia 18 de setembro.
Publicação digital
Vamos ler geração digital
Que contribui para a educação formal
Estabeleceu muitas parcerias
Para ter alegrias;
Foram: indústrias, comércios e serviços...
Junto com tudo isso
Também escolas, saúde e lazer
Todos ajudando a fazer.
Tem também governantes
Prefeituras de várias cidades e outros participantes.
Todos pela comunicação
Atuando na educação
Levando até tantos lugares
Muitos exemplares.
Dividindo práticas e acontecimentos
Nas escolas os diversos momentos
Todas essas publicações
Despertam novas ações!
Vamos ler geração digital
Realmente é muito legal.





















