Troca de dentes gera dúvidas e palestra em 1º ano | aRede
PUBLICIDADE

Troca de dentes gera dúvidas e palestra em 1º ano

Alunos da turma vespertina da Escola Evangélica de Carambeí, com questionamentos e receio de não terem a dentição renovada, receberam visita de dentista que explicou o processo

Imagem ilustrativa da imagem Troca de dentes gera dúvidas e palestra em 1º ano
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos da turma vespertina da Escola Evangélica de Carambeí, com questionamentos e receio de não terem a dentição renovada, receberam visita de dentista que explicou o processo

A troca de dentes é uma fase marcante na vida das crianças. No 1º ano vespertino da Escola Evangélica de Carambeí não é diferente: dúvidas, anseios e curiosidades marcam essa etapa comum da infância. E foi através desse tema que a professora Jocieli Aparecida Silva pôde trabalhar de forma abrangente, com o auxílio de uma dentista do município.

“‘Meu dente caiu. E agora?’; ‘O meu também. Eu vou ficar banguela?’; ‘E o meu está mole. Vai cair?’; ‘O meu não vai cair. Não quero. Não vai cair, né?’. Quantas dúvidas. E, esses não foram os únicos questionamentos acerca desse assunto, ainda mais em uma turma curiosa como essa. O primeiro ano do Ensino Fundamental é muito especial e não apenas pelas descobertas de alfabetização e letramento, mas por toda característica dessa fase - como, por exemplo, a que nossas turmas estão vivenciado que é a troca de dentes”, conta a docente.

Jocieli aponta que, de forma particular, o assunto foi muito mais intenso na turma, já que alguns alunos demonstraram dúvidas e medo de ficarem ‘banguelas’ ao ver o dente dos colegas caindo. Com muitas perguntas a serem respondidas, a professora resolveu contar com a ajuda de uma dentista para explicar o que ocorria com os alunos. Entre os tópicos estavam os motivos do dente cair e se novos nasceriam no lugar.

“Precisávamos resolver logo e não bastava apenas a explicação da professora, precisávamos de uma especialista. A doutora Michelle Ribas Bumiler, dentista aqui em Carambeí, aceitou prontamente o convite e veio até nossa escola para conversar com as turmas”, elenca a docente. Michelle abordou a higiene bucal correta, cuidado com objetos colocados na boca, explicando que os dentes das crianças caem porque estão crescendo, precisando de dentes maiores e mais fortes para ajudar na alimentação.

Outro ponto levado pela dentista à turma, foi que bebês nascem sem dentes, sendo bem pequenos para caber na boca, também pequena. Assim, Michelle orientou sobre cuidados com os dentes permanentes, avisando que se eles vierem a cair, aí sim os alunos ficariam banguelas. Esse último tema, diz Jocieli, fez a turma aprender que, além de todos esses fatores, também iriam ganhar mais dentes.

“A doutora Michelle aproveitou para demonstrar a maneira correta da escovação, depois presenteou cada criança com um saquinho para guardar os dentes que estão caindo. Foi uma aula muito importante e esclarecedora. Agradecimentos imensamente a doutora MIchelle pelo tempo disponibilizado com tanto carinho e atenção. E que alívio foi para todos descobrir ou reafirmar que não ficarão com janelinhas para sempre”, complementa a professora.

Para fechar o assunto, Jocieli aponta que os estudantes tiveram mais dinâmicas para concluir o aprendizado. “Como forma de registrar tudo o que aprenderam, os alunos ainda escreveram frases sobre o cuidado correto com os dentes e identificaram produtos usados na higiene, realizando um bingo”. Confira, no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí, esta atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE