Jogos em laboratório estimulam aprendizado de 1ºB | aRede
PUBLICIDADE

Jogos em laboratório estimulam aprendizado de 1ºB

Turma da Escola São Bento em Tibagi podem, nas segundas-feiras, visitar local específico para trabalhos de informática - unindo diversão, raciocínio e conhecimento

Imagem ilustrativa da imagem Jogos em laboratório estimulam aprendizado de 1ºB
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma da Escola São Bento em Tibagi podem, nas segundas-feiras, visitar local específico para trabalhos de informática - unindo diversão, raciocínio e conhecimento

O 1ºB da Escola Municipal São Bento em Tibagi pôde realizar um amplo trabalho no laboratório de informática da instituição de ensino. O espaço, reservado todas as segundas-feiras para a turma, foi utilizado em diversas dinâmicas, conforme relata a professora da classe, Marcia do Rocio de Santana dos Santos.

“Em nossa escola temos laboratório de informática, porém não temos professora de informática. Mesmo assim levamos as crianças uma vez por semana e a minha turma do 1º ano B ficou com horário nas segundas-feiras”, destaca a docente, apontando como foram os primeiros passos para utilizar os recursos.

“Eu estava muito preocupada de como utilizar bem o horário de aula no laboratório de informática. Então, pensei numa maneira que fossem bem aproveitado o momento em que estivessem lá, Como são crianças bem pequenas, pensei em jogos educativos e conversei com elas antecipadamente sobre como seria nossa aula no laboratório”, conta Marcia.

A professora disse aos alunos que, nas visitas ao laboratório, jogariam um tipo de jogo de forma simultânea, cada um em seu computador. Dessa forma, os alunos entenderam e queriam ir logo, pois estavam ansiosas, conforme elenca a docente. Para complementar, Marcia explica que os alunos já sabem ligar os computadores, com auxílio para fazer o restante.

Jogos

Entre os destaques, pontua a professora, o primeiro foi o jogo da memória, em dupla, de forma recreativa e que exige memorização e grande capacidade de atenção por parte dos participantes. Na sequência houve os ‘labirintos’, jogo que estimula a concentração, observação e memória das crianças.

“Elas se divertem e o nosso combinado é que o próximo jogo seria pintura. Este jogo é bem legal, pois jogar com labirintos on-line estimula a paciência, a habilidade manual e a perseverança nos pequenos. Então, na aula seguinte, foi a pintura e colorir desenhos. É uma forma de expressão excelente para motivar”, complementa a professora.

Ainda sobre pintar, Marcia comenta que o jogo estimula a criatividade e a capacidade de concentração. Para finalizar, houve o ‘apontar e dicas’, onde é necessária concentração para procurar objetos no meio de outros e localizar o objeto que está de forma diferente; e o ‘arrastar e soltar’, exigindo que os alunos observem a sombra da figura, cliquem em cima e arraste até a figura igual à sombra.

Por fim, a professora dá os apontamentos sobre o que este amplo trabalho trouxe. “Então é assim nossas aulas de informática, tornam-se mais interessantes e divertidas e as crianças não veem a hora de ter informática novamente”, conclui a docente. Confira o relato e a galeria completa da atividade no blog escolar da Escola São Bento. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE