Iniciativa traz importância da proteção aos animais | aRede
PUBLICIDADE

Iniciativa traz importância da proteção aos animais

Quintos anos A, B e C da Escola Professora Zair Santos Nascimento, em Ponta Grossa, aprenderam, debateram e produziram materiais de conscientização contra os maus-tratos as espécies

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quintos anos A, B e C da Escola Professora Zair Santos Nascimento, em Ponta Grossa, aprenderam, debateram e produziram materiais de conscientização contra os maus-tratos as espécies

O dia 10 de agosto marca o Dia Nacional do Protetor de Animais. Os quintos anos A, B e C da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento em Ponta Grossa puderam trabalhar sobre o tema de forma abrangente e conjunta. A professora Jennifer Antunes Machado, do 5ºC, relatou a experiência - a atividade também ficou sob responsabilidade das docentes Carla Janaine Schantz Kozechen, Layze Cristinne Cordeiro e Luana Caroline Reina Will.

“É instituído e celebrado em 10 de agosto, anualmente, o Dia Nacional do Protetor de Animais, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do protetor de animais para a saúde pública e para a proteção e promoção dos direitos dos animais. Em relação a isso, as turmas de 5º ano A, B e C da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, trabalharam com a data comemorativa e temática em sala de aula”, destaca Jennifer.

Para iniciar os trabalhos, os estudantes puderam observar imagens de folders que incentivam a proteção animal. A docente elenca que os estudantes também conheceram a Lei Federal nº 9.605/98, que dispõe como crime, no artigo 32, o abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações de animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam nativos ou exóticos. A pena, neste caso, é detenção de três meses a um ano e multa. A Lei Municipal de Ponta Grossa, 9.019/2007 também dá disposições sobre o assunto.

“Pelas imagens de folders sobre as quais discutimos, puderam inferir quais atitudes se enquadram em maus-tratos. Elencamos-as coletivamente no quadro de giz: abandonar; espancar; golpear; mutilar; envenenar; manter presos permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênicos; não abrigar da chuva, frio e sol; deixar sem ventilação ou luz solar; capturar animais silvestres; utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; promover violências como brigas de galo; dentre outros”, aponta professora.

Com todo esse conteúdo, os estudantes buscaram entender como proceder nesses casos, caso identifiquem um ato de maus-tratos. Através de pesquisa, elenca a docente, chegou-se ao número da Polícia Militar (190), que pode encaminhar o caso para a Polícia Ambiental. Os números 153 ou 0800 643 2626, da Guarda Municipal de Ponta Grossa, também podem ser utilizados. O órgão, neste caso, aciona o Departamento de Zoonoses do município.

Para complementar o trabalho, explica Jennifer, cada aluno construiu, de forma individual, um folder de incentivo a proteção animal. Os estudantes poderiam escrever o que desejassem através do conteúdo proposto, além da opção de ilustrarem seus materiais. Ao final do trabalho, houve a exposição oral, onde cada turma apresentou em seu espaço, com a atuação de colegas e professor conjuntamente.

“Sendo assim, acreditamos que a proposta de trabalho com a data em que se celebra o Dia Nacional do Protetor Animal é de extrema relevância para a vida dos alunos. É interessante que saibam o que são maus-tratos, formas de denunciar, como se punem aqueles que realizam esse tipo de ato criminoso, entre outros. Dessa maneira, poderão cumprir melhor seu papel de cidadãos em nossa sociedade, garantindo o cumprimento dos direitos não somente dos humanos, mas também dos animais”, conclui Jennifer.

No blog escolar da Escola Professora Zair Santos Nascimento você confere as fotos, o relato na íntegra e outras atividades dos quintos anos. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE