Música como ferramenta de conhecimento é tema de projeto
<b style="font-family: "Titillium Lt"; color: rgb(0, 0, 0);">‘Cantando Histórias’ é desenvolvido no 3ºD da Escola José Pedro Novaes Rosas em Carambeí, onde turma pôde conhecer banda ponta-grossense</b>
Publicado: 29/07/2019, 18:11

‘Cantando Histórias’ é desenvolvido no 3ºD da Escola José Pedro Novaes Rosas em Carambeí, onde turma pôde conhecer banda ponta-grossense
O 3ºD da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas em Carambeí, sob a coordenação da professora Ana Patrícia dos Santos Rosa, desenvolveu um projeto voltado a música como ferramenta de aprendizagem. O tema ainda proporcionou que os alunos conhecessem a Banda-Escola Lyra dos Campos de Ponta Grossa.
“A música foi a ferramenta encontrada para diminuir a defasagem de aprendizagem entre os alunos do 3ºD da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas em Carambeí. Ao perceber as dificuldades da turma, a professora buscou na música a abordagem ideal para atrair a atenção dos alunos e tornar a aprendizagem mais prazerosa”, destaca a docente.
O trabalho, conforme explica Ana Patrícia, teve início com cantigas de rodas e brinquedos cantados. Na sequência houve a ampliação do repertório, com músicas do cotidiano dos alunos. A professora diz que o que seria uma pequena sequência didática, tomou a forma de projeto quando a turma percebeu que as músicas eram histórias cantadas.
“Dentro da proposta do projeto ‘Cantando Histórias’, as crianças também foram desafiadas a escrever uma música contando uma história, que valorizasse o homem do campo e seu trabalho, tendo em vista as atividades econômicas desenvolvidas em Carambeí”, complementa a docente.
Após as composições, a turma conheceu a Banda-Escola Lyra dos Campos em Ponta Grossa, podendo ver vários instrumentos, além de uma mini aula com o maestro do conjunto.
“Das canções escritas pelas crianças, uma foi escolhida através de votação para ser gravada pelos alunos, com o apoio do músico Pedro Rodrigues Valentim, que também colaborou nos arranjos e escrita da harmonia. Os alunos seguem interessadíssimos e muitos já manifestaram interesse em aderir a banda municipal e fanfarra”, conclui Ana Patrícia.
Confira o trabalho completo no blog escolar da Escola José Pedro Novaes Rosas. Clique aqui.