Infantil III desenvolve projeto ‘Peixe Vivo’ | aRede
PUBLICIDADE

Infantil III desenvolve projeto ‘Peixe Vivo’

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Turma matutina da Escola Evangélica de Carambeí pôde trabalhar e contextualizar o tema em várias etapas</b>

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma matutina da Escola Evangélica de Carambeí pôde trabalhar e contextualizar o tema em várias etapas

O Infantil III matutino da Escola Evangélica de Carambeí desenvolveu um projeto denominado ‘Peixe Vivo’. O tema, que teve várias etapas antes de chegar ao seu desenvolvimento, foi coordenado pela professora da turma Carina Rosa Sijpkes que contou como foi mais uma atividade que trouxe muito engajamento dos pequenos estudantes.

“A Educação Infantil é a fase de maior complexidade e intensidade de desenvolvimento. E isso tem atraído cada vez mais a atenção de pesquisadores da neurociência, cujos estudos e pesquisas têm afirmado que a qualidade das experiências vivenciadas pelas crianças nesta fase está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social por toda caminhada escolar, profissional, etc”, destaca a docente.

Dessa forma, elenca Carina, a instituição de ensino oportuniza experiências significativas ao oferecer aos alunos vivências de acordo com sua idade, favorecendo aprendizagens e desenvolvimento de forma integral. Com cada criança com seu próprio tempo, forma de se desenvolver e relacionar com o mundo, aprendendo de forma atividade, a turma do Infantil III aproveitou uma das primeiras aulas de Lego Zoom - Fazenda.

A professora explica que esse recurso foi utilizado para “favorecer o aprofundamento de aprendizagens específicas e bem definidas, desenvolvendo assim a criatividade e imaginação. Nesta aula a turminha discutiu sobre como as fazendas são e os locais que geralmente possuem e justamente sobre os locais que o interesse foi maior. Cada grupo escolheu um ambiente como lago, paiol, as plantações e os lugares em que os animais ficam e iniciaram a construção”, diz Carina.

Projeto Peixe Vivo

Com a montagem, cada criança falou sobre seu ambiente e mostrou aos colegas. Foi assim que, de todos os ambientes, o lago foi o mais chamativo para a turma. “Todos viraram pescadores montando até uma vara. Pescaram ‘peixes’ de tamanhos e cores variadas. E como havia peixes nesse lago! A professora percebendo o interesse, lançou a seguinte questão: ‘será que o peixe consegue viver fora da água’”, conta a docente.

“Assim nasceu o projeto desse semestre: Peixe Vivo. Por meio de atividades, desenho animado, literatura e diversas músicas, aprenderam e descobriram sobre os amigos aquáticos. Curiosos como são, convidaram a professora I, do Fundamental II da disciplina de Ciências, para aprofundar a pesquisa em uma aula no laboratório de Ciências da Escola. Lá puderam manipular e perceber melhor as semelhanças e diferenças entre algumas espécies de peixes e responderam a pergunta: realmente, peixe não pode viver fora da água”, complementa Carina.

A professora conclui apontando que houve a descoberta de outras coisas relacionadas aos peixes, além do desenvolvimento da criatividade, imaginação, coordenação motora final e oralidade durante as atividades do projeto. “Para a professora mais uma vez ficou claro que aproveitar oportunidades é fundamental para aprendizagem dos pequenos. Uma aula pode ser o início de muitas e diferentes descobertas”.

Confira a galeria completa de fotos e o relato de Carina no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right