Jogos de tabuleiro estimulam aprendizado em PG | aRede
PUBLICIDADE

Jogos de tabuleiro estimulam aprendizado em PG

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Iniciativa do Colégio Integração oferece alternativa - e diversão - na forma de ensinar conteúdos matemáticos aos alunos</b>

Imagem ilustrativa da imagem Jogos de tabuleiro estimulam aprendizado em PG
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Iniciativa do Colégio Integração oferece alternativa - e diversão - na forma de ensinar conteúdos matemáticos aos alunos

Buscando incentivar e construir novas formas de ensinar a Matemática, o Colégio Integração de Ponta Grossa vem desenvolve uma série de jogos de tabuleiros para fixar os conteúdos da disciplina. A professora Ana Carolina Dias e a coordenadora pedagógica Amanda Weridyana Uller contam como é desenvolvido o trabalho juntos às turmas.

“A matemática é de extrema importância para a construção do aprendizado dos alunos e está inserida no nosso cotidiano e se aprendizado se faz necessário, seja para a solução de simples operações diárias, como parte do processo de busca de resultados em concursos, vestibulares, etc.”, relatam as educadoras.

Ana Carolina e Amanda elencam: a disciplina contém vários conteúdos - primeiros números, relacionando a quantidade ao referido numeral, as primeiras operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), englobando também os cálculos mais complexos do funcionamento do universo.

“Tudo com o intuito de agregar, somar, estimular e desenvolver o nosso cérebro na agilidade para a solução de problemas, não só matemáticas, mas de problemas pessoais e sociais que vão surgindo no decorrer da vida”, conta o relato. Com esses pressupostos, surgiu a ideia de inovar no aprendizado.

Jogos de tabuleiro

Amanda e Ana Carolina contam como surgiu a proposta. “O projeto teve início durante as aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental que estavam realizando muitas atividades envolvendo adição e subtração. Para aprofundar o assunto trabalhado em sala de aula, as professoras solicitaram aos alunos que realizassem uma pesquisa com auxílio dos pais sobre jogos de tabuleiro que trabalhassem a questão matemática e pudessem relacionar ao conteúdo trabalhado de operações com adição e substração”.

Com essa pesquisa, afirmam as educadoras, os alunos puderam elaborar, criar ou recriar, através da sua criatividade, um jogo que fosse utilizado em sala de aula pelos alunos. “Este seria um recurso auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos para ser utilizado em sala de aula e em casa com os familiares, seja no envolvimento para a construção do jogo, seja na execução do jogo como competição, descontração e/ou diversão”, explicam Ana Carolina e Amanda.

“Destaca-se que os jogos são recursos pedagógicos importantes e eficazes para a construção do conhecimento geral e também do conhecimento matemático pelos alunos, pois estimulam o desenvolvimento, a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, e despertam o interesse, sendo um dos recursos capazes de motivar os educandos na construção de novos saberes. Desta forma, os jogos podem ser utilizados para introduzir um novo conteúdo, para aprimorar conteúdos que estão em desenvolvimento e, também, como forma de retomar conteúdos já trabalhados”, complementam.

Com os jogos confeccionados junto às famílias, aprenderam as regras de cada um deles e passaram a interagir com os colegas. Amanda e Ana Carolina destacam: houve vibração e envolvimento, pois os estudantes viram seus jogos sendo partilhados pelos colegas, além de serem auxiliares na fixação de conteúdos - estes, assimilados por todos. Ainda, comentaram e explicaram como foi a fabricação e execução de cada um destes jogos de tabuleiro.

“A socialização dos jogos aconteceu de forma natural, enquanto brincavam, o aluno que trouxe o jogo explicava e orientava os colegas na forma correta de jogar, sem deixar de prestar atenção nos cálculos matemáticos para o bom andamento do mesmo. Como sempre aprendemos mais quando ensinamos; desenvolveu-se a autonomia, a autoconfiança e elevou-se a autoestima. Terminamos por parabenizar a equipe pedagógica do Colégio Integração, seus professores e aos pais e familiares pelo envolvimento e brilhante resultado”, concluem as educadoras.

No blog escolar do Colégio Integração você pode conferir o relato na íntegra de Amanda e Ana Carolina, além de todas as fotos - e outras atividades. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE