Abrangência do meio ambiente é tema de projeto | aRede
PUBLICIDADE

Abrangência do meio ambiente é tema de projeto

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Colégio Integração de Ponta Grossa desenvolveu, durante a primeira semana de junho, várias atividades com suas turmas voltadas a inúmeros conteúdos sobre o tema</span>

Imagem ilustrativa da imagem Abrangência do meio ambiente é tema de projeto
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Colégio Integração de Ponta Grossa desenvolveu, durante a primeira semana de junho, várias atividades com suas turmas voltadas a inúmeros conteúdos sobre o tema

A Semana do Meio Ambiente, tema de grande destaque nas instituições de ensino parceiras do Vamos Ler - Geração Digital ganhou um novo capítulo: as ações do Colégio Integração de Ponta Grossa voltadas ao tema. A professora Letícia Mainardes e a coordenadora Amanda Weridyana Uller destacam como foi o trabalho realizado com as turmas.

“Na primeira semana do mês de junho comemoramos a Semana do Meio Ambiente, mais especificamente no dia 5 de junho. Para marcar essa data tão importante, as turmas do Colégio Integração, juntamente com seus professores, preparam várias atividades diferenciadas sobre ela”, conta o relato das educadoras.

O objetivo, segundo a professora e coordenadora, foi no envolvimento dos educandos nos projetos que buscam não apenas a conscientização sobre a importância da preservação do planeta, mas também das ações individuais focadas no não-desperdício, reaproveitamento da matéria-prima, reciclagem do lixo e consumo consciente.

“O importante é destacar que o projeto almeja despertar nos alunos a consciência de conhecer e vivenciar a educação ambiental, mostrando sua importância para o nosso planeta, dando enfoque à problemática dos resíduos sólidos e a possibilidade de uma das soluções oferecidas pela reciclagem”, comentam.

Os resíduos sólidos (lixo), com foco no cuidado ambiente, trouxeram o ensinamento dos três ‘Rs’: redução, reutilização e reciclagem. Assim, elencam Letícia e Amanda, os estudantes puderam aprender a reaproveitar materiais descartáveis através da criação de objetos úteis para o seu dia-a-dia. Ainda, foram instigados a utilizar seus conhecimento para o bem-estar da sua vida e do meio ambiente.

Atividades

“Dentre as diversas atividades foram confeccionados brinquedos com os materiais reciclados, inclusive um porquinho para colocar moedas. A partir deste foi abordado, também, o conteúdo de matemática financeira. Montaram cartazes destacando a importância do meio ambiente; discutiram em rodas de conversa sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como podem evitar esse desrespeito”, dizem as educadoras.

Outro momento contou com a ação das docentes, trabalhando a importância do meio ambiente, ressaltando a diminuição da poluição sonora e dos ventos que causam, a manutenção da umidade do ar e chuvas regulares. A base para produtos como medicamentos e chás, além de uma série de componentes - frutas, flores, sementes, resinas e pigmentos, entre outros, contribuíram nesse sentido, assim como a saúde dos solos e evitando a erosão do solo com as raízes.

O tema sobre as árvores ainda contou com outros benefícios. Amanda e Letícia pontuam que esse estudo, nos segundos anos do Fundamental I, para citar um dos exemplos, gerou uma atividade de plantar sementes de alpiste em um copo de iogurte, onde poderiam acompanhar todo o processo de desenvolvimento.

“No projeto podemos verificar que os educandos despertam a curiosidade ao fazer cada trabalho artístico. Aguçaram seus pensamentos e criticidade, através dos debates. Sanaram suas dúvidas e contribuíram com seus conhecimentos. As atividades tiveram um resultado esplêndido e agregaram vários saberes a cada criança que participou. Desta forma, o Colégio Integração brinda o meio ambiente”, concluem as educadoras.

No blog escolar do Colégio Integração você confere a galeria de fotos completa, assim como o relato de Letícia e Amanda. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE