Projeto aborda plantas medicinais em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Projeto aborda plantas medicinais em Teixeira Soares

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Iniciativa interdisciplinar ocorreu no 4º ano da Escola Rural São Sebastião. Turma realizou plantio de mudas com o nome das espécies na horta escolar</b>

Imagem ilustrativa da imagem Projeto aborda plantas medicinais em Teixeira Soares
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa interdisciplinar ocorreu no 4º ano da Escola Rural São Sebastião. Turma realizou plantio de mudas com o nome das espécies na horta escolar

Um projeto interdisciplinar sobre plantas medicinais uniu as disciplinas de História e Ciências no 4º ano da Escola Rural Municipal São Sebastião em Teixeira Soares. O trabalho coordenado pela professora da turma, Aretusa Ruppel Sklarski, contou com diversas fontes de pesquisa e um trabalho prático em sala de aula.

“O objetivo do projeto era resgatar e conhecer o uso das ervas medicinais na comunidade escolar e reconhecer que faz parte dos costumes e da cultura local. A metodologia utilizada foi através de conteúdos de História: os alunos fizeram uma pesquisa utilizando fontes históricas como jornais, história oral relatada através de seus familiares e a internet com o uso de imagens”, conta a professora.

Com a pesquisa realizada, os alunos listaram todos os nomes das plantas e, na sequência, solicitaram mudas, plantando-as nos vasos. “Em um determinado momento todos os alunos trouxeram as mudas para a escola e apresentaram suas plantas e qual era a sua utilização, foram mais de 50 tipos de plantas”, explica Aretusa.

A docente elenca que, no mesmo dia após a apresentação, um canteiro na horta da escola com as plantas e placas com os respectivos nomes foi realizado pela turma. “Os alunos demonstraram interesse, dedicação na atividade e destacaram, através de diálogo em sala, o quanto é importante o uso de fontes históricas e a preservação; registrar memórias para que outras gerações possam ter acesso”, complementa a professora.

Em conclusão, a professora comenta quais foram os ganhos com o trabalho interdisciplinar. “Acredita-se que as atividades foram proveitosas e despertaram nos alunos o gosto pela pesquisa, leitura e valorizaram as fontes históricas”, conclui Aretusa. Confira, no blog escolar da Escola Rural São Sebastião, a atividade completa. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE