Alunos de PG homenageiam patrono da escola | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de PG homenageiam patrono da escola

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Através de poesia de Vinicius de Moraes, 4ºB da instituição de ensino Professor Osni Vilaca Mongruel pôde resgatar história do educador</b>

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Através de poesia de Vinicius de Moraes, 4ºB da instituição de ensino Professor Osni Vilaca Mongruel pôde resgatar história do educador

O ‘Dia do Patrono’ teve amplas atividades realizadas pelo 4ºB da Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel. O trabalho que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio, conforme apontamentos da professora da turma, Lígia Daniela da Costa, contou com o resgate do patrono da instituição de ensino através de declamações do poeta Vinicius de Moraes.

“O nome da escola homenageia um ilustre professor que trabalhou em nossa cidade, conquistando títulos e melhorias por todos os caminhos que trilhou em benefício da educação ponta-grossense. Um dos objetivos desta atividade é manter sempre viva a história do Patrono Professor Osni Vilaca Mongruel e festejar a sua história através de declamações poéticas escritas por Vinicius de Moraes”, aponta a docente.

O primeiro dia contou com leituras de textos, roda de conversa e uma entrevista jornalística pelos alunos. No segundo dia, houve a declamação da poesia ‘O Girassol’ para o restante da instituição de ensino e a comunidade local que pôde prestigiar a história do patrono, além do talento dos estudantes, conforme narra Lígia.

“Cito, também, que todos os funcionários, coordenadores, professores, demais alunos da escola, incluindo pais, contribuíram com muita dedicação a sua homenagem para o nosso homenageado patrono. Uma das partes importantes desta atividade, concluímos que cada um de nós, principalmente os alunos, revelam e futuramente poderão deixar suas contribuições as novas gerações, e que outros alunos também lembrarão dos seus títulos, das suas conquistas, indo além da cultura dos Campos Gerais”, conclui a professora.

História

Lígia também traz um texto que faz um resgate sobre a história do nome da Escola.

A nossa  escola recebeu esse nome em homenagem ao Professor Osni Vilaca Mongruel, que nasceu em 13 de maio de 1933. Filho de Altair Vilaca Mongruel e Ana Luiza Mongruel e casado com Neiva Ferreira com quem tiveram cinco filhos: Ana Luiza, Osnara, Regina, Madelon e Osni Junior.

O professor Osni foi uma pessoa importante para a educação em nossa cidade, continuou com brilhantismo a missão de seu pai, o Sr. Altair Mongruel na Sociedade Educacional Prof. Mongruel – SEPAM.

Fez   curso primário na escola de Aplicação completando seus estudos no Colégio Regente Feijó, Ginásio Pontagrossense, Escola Técnica de Comércio Pontagrossense e Universidade Estadual de Ponta Grossa onde se formou cirurgião dentista.

Entre os seus títulos estão registrados: Carta Patente de Exército  Nacional, Secretário pela C.A.D.E.S., professor de Ciências Físico-biológicas, diretor qualificado pelo MEC, fundador e 1º secretário do D.A. Coelho e Souza, Diretor do Ginásio Pontagrossense de Tempo Reduzido “Professor Altair Mongruel”, certificados da ADESG, 1971 e 1974., Faculdade Estadual de Odontologia de Ponta Grossa e, na mesma faculdade, auxiliar de ensino da cadeira de Fisiologia, Regência da Cadeira de Higiene Odontológica Preventiva. Foi regente da disciplina de Semiologia Clínica do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cirurgião dentista formado em 1956 pela 1ª turma da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa. Desde 1971 dedicou-se ao magistério no curso de odontologia da UEPG, Professor de Ciências da “Academia” fez crescer a escola de seu pai Altair Mongruel.

Professor Osni Vilaca Mongruel,  contribuiu para o engrandecimento da comunidade da qual fez parte. Faleceu em 30 de maio de 2001”.

Acesse o blog escolar da Escola Professor Osni Vilaca Mongruel para acompanhar a atividade completa. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE