Experimento elucida sistemas homogêneos e heterogêneos | aRede
PUBLICIDADE

Experimento elucida sistemas homogêneos e heterogêneos

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Alunos dos quartos anos da Escola Evangélica de Carambeí aprenderam mais sobre o conteúdo em aula no Laboratório de Ciências da instituição</b>

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos dos quartos anos da Escola Evangélica de Carambeí aprenderam mais sobre o conteúdo em aula no Laboratório de Ciências da instituição

Os sistemas homogêneos e heterogêneos foram temas de conhecimento e descobertas junto aos quartos anos da Escola Evangélica de Carambeí. A professora da turma, Silene Barbosa, conta como foram as atividades e o que isso proporcionou aos alunos que atuaram como verdadeiros cientistas.

“Descobertas significativas: aprender assim faz parte da rotina da Escola Evangélica de Carambeí. E, para as turmas do 4º ano, mais ainda. Por esse motivo os alunos foram ao Laboratório de Ciências descobrir sobre sistemas homogêneos e heterogêneos. Nessa prática, realizaram três experimentos”, destaca a docente.

O primeiro contou com leite, corante e detergente de louça, onde o primeiro e o segundo não se misturaram, formando um sistema heterogêneo. “Mas, quando acrescentaram um pouco de detergente, a molécula de gordura existente no leite se quebrou, modificando para sistema homogêneo”, conta Silene.

No segundo experimento, aponta a professora, os estudantes puderam polvilhar pó de grafite sobre a água, observando que o material ficou sobre o líquido com a formação de uma película. Novamente, utilizando detergente, rompeu-se a película e o grafite afundou. “Perceberam, também, que devido à quantidade de cada grupo colocou de grafite, houve misturas homogêneas e heterogêneas”, complementa a docente.

“Continuaram as descobertas por meio da pirâmide de líquidos: cada grupo recebeu quatro líquidos diferentes - óleo de soja, álcool em gel com corante verde, álcool líquido e cola branca com corante vermelho. Ao acrescentar cada item puderam observar as densidades, testando qual deles ocupava maior espaço (maior densidade) no tubo de ensaio”, conclui Silene.

Veja as fotos e o trabalho completo no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE