Câmara reconhece importância do Vamos Ler | aRede
PUBLICIDADE

Câmara reconhece importância do Vamos Ler

Proposta foi apresentada pelo deputado federal Aliel Machado e acolhida pelos membros da Comissão de Educação da Casa

Imagem ilustrativa da imagem Câmara reconhece importância do Vamos Ler
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta foi apresentada pelo deputado federal Aliel Machado e acolhida pelos membros da Comissão de Educação da Casa

O projeto Vamos Ler – Geração Digital, iniciativa de mídia, educação e novas tecnologias do portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã, recebeu um reconhecimento nacional da Câmara dos Deputados em Brasília. A ‘Honra ao Mérito’ foi concebida pela Comissão de Educação da Casa através do presidente Caio Narcio (PSDB-MG) e sugerida pelo membro titular da CE, o deputado federal ponta-grossense Aliel Machado (PSB-PR).

A CE está entre as principais comissões da Câmara dos Deputados, sendo permanente, e trata das decisões mais importantes do país na área, como o Fies, Ensino Médios, entre outros. O deputado Aliel Machado é membro desde o início do seu mandato, em 2015, possibilitando o reconhecimento do projeto Vamos Ler – Geração Digital que atua há 11 anos na região dos Campos Gerais.

“Tenho uma identificação muito grande com a Educação. Sou oriundo do movimento estudantil e sempre lutei pelas causas dos estudantes. Para mim é uma honra representar Ponta Grossa e região nessa que é uma das mais importantes comissões da Câmara”, destaca Aliel sobre sua participação na CE.

Para que haja o reconhecimento através da Honra ao Mérito concedida pela Câmara é necessário que os deputados apresentem um projeto para os membros da comissão, após sugestão. Os parlamentares envolvidos na CE avaliam a importância educacional dos projetos e, na sequência, certificam iniciativas que colaborem para à Educação.

Conforme explica Aliel, o Vamos Ler – Geração Digital foi apresentado com a justificativa de sua relevância para a região dos Campos Gerais que, apenas em 2018, abrange sete municípios: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi, Jaguariaíva e Teixeira Soares. O parlamentar elenca que o projeto do portal aRede com o Jornal da Manhã é uma ferramenta indispensável para a formação dos alunos.

“Vivemos numa sociedade em constante evolução tecnológica. A necessidade de compreender o mundo a partir das mídias digitais e mesmo a formação de referencial é muito importante. Por isso sugeri que a Comissão reconhecesse este trabalho com um certificado especial”, complementa o deputado.

Os diretores do portal aRede e Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues e Márcio Krzyuy, foram certificados com o mérito. “O Vamos Ler – Geração Digital atende uma demanda cada vez mais presente nas novas gerações: a importância de unir a mídia, educação e novas tecnologias. Com isso, formamos cidadãos críticos e que estejam engajados na produção de conteúdos, tema cada vez mais relevante no mundo moderno”, comenta Eloir.

As Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados são órgãos técnicos que buscam discutir e votar propostas de leis na área educacional (e em outros setores da sociedade). Nesse sentido, os próprios membros das comissões têm autonomia para decidir as votações sem a necessidade de passarem pelo Plenário da Casa, além do reconhecimento em projetos e iniciativas educacionais de relevância para a área.

Certificado é mais um reconhecimento ao projeto

A Honra ao Mérito recebida neste ano pelo Vamos Ler – Geração Digital vem de encontro com uma série de outras premiações que o projeto recebeu nos 11 anos em que atua na região dos Campos Gerais. No ano de 2010 o Vamos Ler venceu o primeiro ‘Prêmio Mundial para Jornal Escolar Sobre Liberdade de Imprensa’, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), com o jornal ‘Voz da Liberdade’ da turma do 5º ano da EMEF Fulton Vitel Borges de Macedo em Ponta Grossa.

Já em 2011 o projeto ganhou ‘Menção Especial’ na categoria ‘Conectando com o Celular’ no Prêmio Jovens Leitores, promovido pela WAN-IFRA. No mesmo ano, através da orientação do projeto, alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa-PR venceram o ‘Concurso Nacional de Jornais Escolares 2011’, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O jornal vencedor foi o Quarto Poder.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE