Turma de PG trabalha sólidos geométricos através da arte | aRede
PUBLICIDADE

Turma de PG trabalha sólidos geométricos através da arte

Buscando unir conceitos artísticos com a disciplina de Matemática, professora do 5ºB da Escola Doutor José Pinto Rosas proporcionou conteúdos mais facilmente assimiláveis aos alunos.

Imagem ilustrativa da imagem Turma de PG trabalha sólidos geométricos através da arte
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Buscando unir conceitos artísticos com a disciplina de Matemática, professora do 5ºB da Escola Doutor José Pinto Rosas proporcionou conteúdos mais facilmente assimiláveis aos alunos.

Matemática e Artes. A junção de duas disciplinas que podem trazer ganhos contundentes no aprendizado dos alunos. Foi pensando nisso que a professora Ana Paula Besten do 5ºB ano da Escola Municipal Doutor José Pinto Rosas em Ponta Grossa desenvolveu uma atividade que pôde unir ambos os campos de conhecimento em uma só atividade.

“O trabalho que desenvolvi foi a construção de sólidos geométricos. Este projeto teve como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino e uma boa oportunidade, colocando em prática a interdisciplinaridade. Sendo assim, iniciei o projeto associando matemática e arte, existindo uma estreita relação entre elas”, conta Ana Paula.

Conforme relata a docente, os pontos em comum entre ambas as disciplinas são inúmeros, sendo impossível as dissociar como áreas totalmente distintas. “Então, iniciei a aula com a apresentação de alguns artistas e suas obras, enfatizando que os mesmos usavam a matemática como técnica para construir suas obras”, comenta a professora.

A obra do artista Wassily Kandinsy contribuiu para que os estudantes entendessem, segundo as palavras de Ana Paula, onde a Matemática e a Arte se fundem. “A partir da confecção dos sólidos geométricos ensinei a geometria espacial aos alunos para que pudessem descobrir as formas e representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos”, aponta a docente.

Com embalagens levadas para a confecção de cartazes, esses entendimentos puderam ser explorados pelos alunos. Ana Paula explica que, com o projeto, foi possível observar alunos que compreendem o assunto estudado com maior facilidade, através de materiais concretos – sólidos em acrílico, palitos, massa de modelar e bala de goma – ajudando a desenvolver ideias sobre as situações propostas.

“Ao manipular esse material, a percepção espacial foi ampliada, haja visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos”, conclui Ana Paula. Para conferir essa e outras produções da Escola Doutor José Pinto Rosas, acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE