Jornal traz atividade colaborativa em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Jornal traz atividade colaborativa em Ponta Grossa

Alunos ajudam colegas a entenderem trabalho que uniu edições de impressos e multidisciplinaridade no 5º ano da Escola Zair Santos Nascimento.

Imagem ilustrativa da imagem Jornal traz atividade colaborativa em Ponta Grossa
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos ajudam colegas a entenderem trabalho que uniu edições de impressos e multidisciplinaridade no 5º ano da Escola Zair Santos Nascimento.

Os jornais impressos são ferramentas excelentes para se trabalhar diversos tipos de conteúdos em sala de aula.  Sabendo disso que a docente do 5º ano, Laédina Dalzoto Buss, da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento em Ponta Grossa, desenvolveu uma atividade que buscava trazer o aprendizado através do jornal.

Os objetivos gerais, conforme destaca Laédina, foram de fixar as ordens dos números, escrever por extenso, rever valor absoluto (VA) e valor relativo (VR), ler e interpretar notícias e auxiliar os colegas que necessitassem. “Os alunos, ao lerem as notícias, foram circulando os números encontrados. Ficou ‘acordo’ que deveriam ser número a partir da unidade de milhar: um”, conta a professora.

“Formaram pequenos grupos, recortaram os números e colaram em seus respectivos cadernos. Demonstraram solidariedade e companheirismo durante as atividades desenvolvidas. Portanto, através de um conteúdo, podemos desenvolver vários trabalhos e em várias disciplinas – chamamos de interdisciplinaridade”, aponta Laédina.

Na sequência houve o desenvolvimento da leitura, interpretação oral, numerais e “em especial, dessa vez, percebi em meus alunos o comprometimento em ajudar o colega, auxiliando em dificuldades apresentadas”, segundo relata a docente. “O que estamos aprendendo em formação humano já está ‘dando frutos’, surgindo o efeito esperado: ser solidário com o outro e respeitar os limites de cada um”, completa a professora.

Por fim, Laédina explica que o jornal é esperado com muito entusiasmo pelos alunos, como um visitante ilustre. “Os alunos são cuidados até em recortes, porque querem levar para os pais. Sempre digo aos meus alunos: aprendemos juntos”, conclui a docente. Confira a produção completa e outras atividades no blog escolar da Escola Zair Santos Nascimento. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right