Manchetes agrícolas trazem estudo sobre produções e clima
Notícias do Jornal da Manhã foram utilizadas pelo 5º ano da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, em Jaguariaíva. Culturas e condições climáticas tiveram destaque. Cordel fechou atividades.

Notícias do Jornal da Manhã foram utilizadas pelo 5º ano da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, em Jaguariaíva. Culturas e condições climáticas tiveram destaque. Cordel fechou atividades.
Utilizando o Jornal da Manhã, os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, em Jaguariaíva, puderam desenvolver várias atividades e estudos relacionadas as manchetes presentes no impresso. O trabalho foi coordenado pela professora Maria Vanessa Schimiguel de Oliveira.
“Os alunos fizeram a leitura da seguinte manchete: ‘Deral projeta safra recorde de soja nos Campos Gerais’, onde foram discutidos alguns pontos como o aumento da área plantada propicia uma maior colheita e, também, assuntos como só haverá alguma alteração na plantação e colheita se o clima for muito desfavorável”, destaca a professora.
Ainda sobre a manchete que noticiava os bons resultados da soja, a turma entendeu que a forte incidência de chuvas pode diminuir a qualidade dos produtos. Tudo foi anotado e questionários, em seguida, foram aplicados com base na leitura do jornal impresso. Na sequência, outra manchete foi colocada junto aos alunos.
‘A colheita de milho atinge 70%’ reiterou o debate sobre condições climáticas: excesso de chuva, falta de sol e temperaturas baixas influenciam na qualidade das produções. “Após a leitura, os alunos puderam verificar e chegar à conclusão que o clima ajuda ou traz consequências negativas às plantações”, comenta Maria Vanessa.
Após lerem o jornal e discutirem, os estudantes contribuíram com suas opiniões e fizeram a interpretação de mais um texto, da Regional do Paraná, que apontava sobre ‘Agircultura e pecuária’, apontando os líderes agrícolas do nosso estado, além do clima.
Por fim, os estudantes produziram textos sobre o cordel ‘O meu sertão agradece a chuva que Deus mandar’, do autor Francisco Rariosvaldo. “Cada aluno elaborou um cordel, onde os mesmos foram colocados em um varal de barbante na sala de aula. E finelizaram realizando atividades nos tablets sobre cordel e gênero textual”, conclui a docente.
Para acessar a galeria de fotos e o relato da professora, entre no blog escolar da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita. Clique aqui.





















