Quinto ano entrevista dentista sobre higiene bucal | aRede
PUBLICIDADE

Quinto ano entrevista dentista sobre higiene bucal

Atividade ocorreu na Escola Carlos Carneiro Sampaio e envolveu outros temas relacionadas a área da saúde.

Perguntas foram realizadas para a dentista
Perguntas foram realizadas para a dentista -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade ocorreu na Escola Carlos Carneiro Sampaio e envolveu outros temas relacionadas a área da saúde.

Saúde é assunto importante. Para quem está nos primeiros anos escolares, entender como funcionam os processos para cuidar de doentes e enfermos é uma aposta em melhoria na qualidade de vida nos próximos. Por isso, a prática alinhado com o sistema de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde pode ser enriquecedor. E foi isto que aconteceu com a turma do 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio.

Sob coordenação da professora Francieli Schultz Mainardes e da coordenadora pedagógica Glaci Ferraz, os estudantes da instituição de ensino começaram sua atividade através da leitura e interpretação da reportagem ‘Assembleia aprova semana de práticas integrativas de saúde’, disponível numa edição de setembro do Jornal da Manhãa, que discorre “sobre a implantação das práticas integrativas e complementares que contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos (a homeopatia) no SUS”, conforme explica Glaci.

A aula seguiu com a conscientização junto aos alunos da necessidade de ter uma boa saúde. “A partir daí, falar sobre as ações que o SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde), elaborou e que são realizadas em Jaguariaíva como: campanhas de vacinação, contra a dengue e o programa Sorriso Infantil e Higiene Bucal, que foi o tema de uma palestra sobre os cuidados que precisamos ter com nossos dentes e gengivas em todas as escolas municipais”, destaca a pedagoga.

Esta atividade remeteu a uma palestra ocorrida na Escola Carlos Carneiro Sampaio com uma dentista e equipe da SEMUS, onde foi explicada a importância da higiene bucal. Para que os estudantes pudessem aprender sobre o assunto de maneira divertida, houve brincadeira e a entrega de kits para melhor higienização oral. Deste momento, orientados pela SEMUS, os alunos puderam escovar seus dentes.

Por fim, uma entrevista com a dentista responsável pelo projeto foi realizada pelos alunos. As seguintes perguntas foram elaboradas: qual seu nome completo; há quanto tempo você é dentista; neste tempo, você já deixou de cuidar dos dentes de alguém por estarem muito prejudicados; as crianças de Jaguariaíva cuidam bem dos dentes; quantos anos você estudou para ser dentista; se a gente quiser ser dentista, o que tem que fazer para dar certo.

As entrevistas foram gravadas e os alunos puderam utilizar das respostas para fazer a produção dentro do seu caderno. “Com essas atividades realizadas nesta aula desenvolveram a criatividade, pois precisaram elaborar as perguntas da entrevista. Desenvolveram a oralidade ao fazerem as perguntas para a entrevistada”, finaliza Glaci.

Esta e outras atividades você pode conferir no blog escolar da Escola Carlos Carneiro Sampaio. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right