JM é apresentado a nova turma em Jaguariaíva
Escola Maria de Lourdes Oliveira Taques é mais uma instituição a utilizar do Jornal da Manhã no município. Estudantes criaram seu próprio jornal.
Publicado: 02/10/2017, 15:20

Escola Maria de Lourdes Oliveira Taques é mais uma instituição a utilizar do Jornal da Manhã no município. Estudantes criaram seu próprio jornal.
Entender e compreender o jornalismo impresso continua sendo o assunto das escolas de Jaguariaíva envolvidas no projeto do Vamos Ler – Geração Digital. Ao todo foram dez instituições de ensino, todos focados em turmas do 5º ano, que se apresentaram junto a Secretaria Municipal de Educação para participar do projeto e utilizar da tradição do Jornal da Manhã para mostrar aos alunos mais sobre essa plataforma de comunicação.
Com uma edição do JM datada de 10 de maio, a professora Francieli Schultz Mainardes pode apresentar o projeto e nortear as bases para ampliar o conhecimento dos estudantes do 5º A da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques. A atividade foi dividida em quatro momentos, conforme explica a professora.
A primeira etapa abordou a importância da leitura e do próprio jornal; na sequência, os alunos exploraram a estrutura do jornal; no terceiro momento, foi a vez dos estudantes escolherem as reportagens do seu agrado para realizaram a leitura. Por fim, a turma escolheu reportagens fotolegendas, horóscopo ou qualquer outro elemento que chamasse a atenção das crianças.
Isto resultou na criação do próprio jornal do 5º ano. Para complementar a produção, uma segunda atividade propôs que os estudantes escolhessem uma reportagem do próprio interesse para ser reescrito no caderno. Confira o relato desta atividade no blog escolar do 5º A da Escola Maria Oliveira Taques. Clique aqui.