Açúcar e romance em meio ao sangue e horror da guerra | aRede
PUBLICIDADE

Açúcar e romance em meio ao sangue e horror da guerra

Tiago Bubniak

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Inúmeros filmes já foram elaborados sobre a Segunda Guerra Mundial, mas parece que o tema é inesgotável. ‘Suíte Francesa’, do diretor Saul Dibb, baseado na obra homônima de Irène Némirovsky, é mais um dos tantos exemplares da sétima arte que insere sua história nesse contexto. Aqui, o elemento de destaque é a paixão entre a moradora de uma vila francesa ocupada por soldados alemães e um dos integrantes do exército inimigo.

A moradora, no caso, é Lucile Angellier (Michelle Williams), que convive com sua sogra (Kristin Scott Thomas) enquanto aguarda o regresso do marido, prisioneiro de guerra. O integrante do exército inimigo, por outro lado, é Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts). Ele passa a morar na mesma casa de Lucile e a proximidade acaba fazendo nascer uma atração afetiva entre ambos, graças, inclusive, à intensa cordialidade do rapaz.

Original? Nem tanto. Chamativo? Levemente. ‘Suíte Francesa’ não tem nada de tão espetacular, mas é capaz de manter os olhos abertos em razão do modo como o roteiro aborda a dualidade entre a “insanidade” interna da protagonista (no que se refere ao amor) e a insanidade social (referente a tudo o que estava acontecendo no contexto).

O filme tem seu talento para costurar delicadamente o retrato dessas duas loucuras, mas, na média, não apresenta grandes conflitos.  As doses de açúcar e romantismo lançadas sobre o sangue e o horror da guerra não resultam em algo tão marcante e, portanto, digno de permanecer na memória por muito tempo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE