Núcleo ODS define calendário 2016 | aRede
PUBLICIDADE

Núcleo ODS define calendário 2016

Luciane Rodrigues

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Movimento Nós Podemos Campos Gerais definiu o cronograma de atividades que serão realizadas ao longo de 2016. Desde o início do ano, o Movimento está atuando pelos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) – agenda pós 2015 definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade âncora do Movimento segue sendo a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Projetos já iniciados na região, como a Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, e o “Eu Quero Mais! projeto de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” terão sequência neste ano. A Mostra, que este ano irá para sua 9ª edição, deve ocorrer no mês de outubro, como nos anos anteriores. Mas para este ano, os organizadores esperam contar com novidades para o público e para os artistas que se apresentam.
O “Eu Quero Mais” – que conta com a parceria do Sesi - irá finalizar sua primeira etapa nos municípios que ainda não receberam a proposta. O Núcleo ODS já percorreu com o projeto 13 municípios da AMCG. Para 2016 outros seis receberão as oficinas e círculos de diálogos visando o “empoderamento feminino”. O município de Sengés será o próximo. A primeira ação está agendada para o dia 28 de março.
Outra proposta que já foi lançada e deve ter sua 2ª edição em 2016 é o “Ideb + Campos Gerais”. Encima dos números divulgados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Núcleo avalia quais as escolas que tiveram maior avanço e realiza premiação aos professores e à escola. “Como este índice é divulgado pelo Inep a cada dois anos, fazemos o evento da mesma maneira”, explica o coordenador do Núcleo ODS Campos Gerais, Nelson Canabarro.
O “Saber Mais!” surgiu em 2015 e terá sequência no próximo mês em Ipiranga – município escolhido como piloto para o projeto. A proposta visa incentivar a alfabetização da população acima dos 35 anos que ainda não teve acesso à educação básica na região dos Campos Gerais, além de promover a inclusão de pessoas aposentadas, incentivando o trabalho voluntário. “Queremos dar oportunidades para um número cada vez maior de pessoas, que ainda tem disposição para aprender, mas não encontra meios para isso”, explica a voluntária e professora aposentada, Tereza Schrader de 70 anos, contado que os aposentados qualificados para a função do município serão convidados a ensinar as pessoas adultas analfabetas ou semi-analfabetas. “Assim ajudamos aqueles que serão incentivados ao processo de alfabetização, bem como a população idosa que será convidada a realizar um trabalho voluntário”, completa, lembrando de sua própria experiência.
Novidade
O Núcleo ODS Campos Gerais deve lançar um novo projeto durante este ano. O foco desta vez serão os adolescentes, com o estímulo à leitura e a escrita. Nos próximos meses, os voluntários devem lançar a ideia e buscar os apoiadores.
As reuniões do Núcleo ODS ocorrem em Ponta Grossa na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. O Movimento na região conta com empresas e instituições que assinaram o termo de compromisso e participam das ações desenvolvidas. Aqueles que quiserem aderir ao Movimento devem procurar os voluntários e solicitar termo. Os que aderiram e não estão a par dos acontecimentos devem reiterar sua assinatura ou anular a participação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE