Ranking global aponta evolução da UEPG em indicador de internacionalização
Na área de Medicina e Saúde, em especial, o desempenho no indicador posiciona a UEPG na 16ª colocação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve três áreas do conhecimento classificadas na edição 2026 do World University Rankings by Subject, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). As áreas incluídas são Ciências da Vida (Life Sciences), Ciências Físicas (Physical Sciences) e Medicina e Saúde (Medical & Health).
Entre os indicadores avaliados, destaca-se o International Outlook (perspectiva internacional, em tradução livre), que mede a colaboração com pesquisadores de outros países e a capacidade de atrair estudantes e docentes estrangeiros. Nesse quesito, as três áreas classificadas apresentaram crescimento em relação à edição anterior do ranking. Na área de Medicina e Saúde, em especial, o desempenho no indicador posiciona a UEPG na 16ª colocação entre as 43 universidades brasileiras classificadas.
“A UEPG vem, a cada ranking, se destacando na internacionalização. Isso é reflexo das ações realizadas para a mobilidade da comunidade universitária (tanto acadêmica quanto docente). Essas colocações de destaque, nos rankings, refletem o esforço da comunidade universitária em fazer da UEPG uma instituição cada vez melhor”, comenta a diretora de Avaliação Institucional, professora Raquel Abdallah.
Além da perspectiva internacional, o ranking considera critérios como ensino, pesquisa, citações, inovação e transferência de conhecimento para o setor produtivo (industry income). Nas áreas avaliadas, a UEPG manteve desempenho consistente em ensino e pesquisa, além de registrar resultados relevantes na interação com a indústria, indicador que mede a capacidade de transformar o conhecimento acadêmico em impacto econômico e social.
SOBRE O RANKING
O World University Rankings by Subject, do Times Higher Education, é um dos principais rankings internacionais de universidades por área do conhecimento. A metodologia utiliza dados padronizados globalmente e combina cinco grandes dimensões: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa (citações), perspectiva internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As pontuações são ajustadas de acordo com as especificidades de cada área, permitindo comparações mais equilibradas entre instituições de diferentes perfis e regiões.
Para acessar o ranking na íntegra, clique aqui.
Confira os assuntos (subjects) considerados em cada uma das áreas em que a UEPG se classificou:
Ciências da Vida: Agricultura e florestamento; Ciências Biológicas; Ciência Veterinária e Ciência do esporte.
Medicina e Saúde: Medicina e odontologia e outra saúde.
Ciências Físicas: Matemática e estatística; Física e astronomia; Química; Geologia, Ciências ambientais, terrestres e marinhas.
Evolução do desempenho por indicador (2025 → 2026)
Medicina e Saúde
Citações 27,4 → 32,6
Renda da Indústria 18,9 → 19,8
Perspectiva Internacional 31,9 → 33,7
Pesquisa 8,5 → 9,3
Ciências da Vida
Perspectiva Internacional 25,1 → 26,8
Indústria 20,8 → 21,5
Ensino 13,4 → 14,4
Ciências Físicas
Renda da Indústria 22,2 → 23,0
Perspectiva Internacional 27,2 → 27,8
Com informações da UEPG




















