Associação garante conclusão do 'Loteamento Monte Hermon' em PG
Após reportagem do Portal aRede sobre o descarte incorreto de lixo no residencial abandonado, investidores explicam que projeto deve, enfim, sair do papel

O 'Loteamento Residencial Hermon', localizado na região do 'Cará-Cará', em Ponta Grossa, poderá ter as obras retomadas. Apresentado ainda em 2017, o residencial passou por alguns problemas de planejamento, e até recentemente, estava sendo utilizado para o descarte incorreto de lixo pela população. Entretanto, um novo capítulo deverá colocar, enfim, um ponto final nesse projeto.
Após trâmites judiciais, hoje, a responsável pela área do loteamento é a Associação dos Proprietários do Loteamento Monte Hermon, uma instituição sem fins lucrativos. O 'grupo' foi criado com um objetivo: finalizar as obras no 'Monte Hermon' - integram a Associação investidores do loteamento.
Nesta sexta-feira (30), o presidente da Associação, Flávio Klimiont, conversou com o Portal aRede e deu mais detalhes sobre o projeto. Segundo ele, a responsável pelo residencial apresentou problemas durante as obras. Com isso, ela abandonou o projeto e a Associação assumiu a construção do residencial. Porém, após a contratação de outra empreiteira, a mesma também não conseguiu cumprir com os prazos estabelecidos.
ESPERANÇA RENOVADA
Entretanto, no início de 2026, o grupo de investidores conseguiu um provimento judicial favorável para garantir a conclusão do empreendimento. A expectativa é que o loteamento tenha um valor aproximado de R$ 100 milhões com a venda de lotes, sem os custos de infraestrutura.
GALERIA DE FOTOS
Em nota encaminhada ao Portal aRede, a Associação dos Proprietários do Loteamento explica que "o novo prazo concedido pelo Município para a execução das obras nos permite cumprirmos todos os expedientes necessários". Entre eles, projetos da rede elétrica junto à Companhia Paranaense de Energia (Copel), e de esgoto, com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Além disso, através do presidente da Associação, o 'grupo' garante que está "dedicando todos os esforços necessários para cumprir o cronograma físico e financeiro da obra, diante da atualização do orçamento estabelecido". Por fim, os investidores "reiteram seu compromisso inabalável com a conclusão do Loteamento Monte Hermon", destaca a nota.
LIMPEZA DO LOCAL
Após reportagem do Portal aRede, que denunciou o descarte de lixo incorreto no empreendimento, a Associação explicou à reportagem que "nos próximos dias será promovida a limpeza e remoção dos entulhos depositados irregularmente após a desmobilização do canteiro de obras pela empreiteira anterior", diz o documento.
Ainda, visando a segurança do local, câmeras serão instaladas e integrarão o sistema 'Vizinhança Segura', da Guarda Civil Municipal (GCM). Com isso, os agentes terão acesso a imagens em tempo real do loteamento.
GALERIA DE FOTOS
Por fim, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) também se manifestou sobre o lixo jogado no residencial. De acordo com o Poder Executivo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) esteve no local e vai elaborar um relatório sobre os problemas ambientais. Ainda, garantiu que notificará os responsáveis após a conclusão dos trabalhos.
CONCEITO AMERICANO
Em julho de 2017, o 'Loteamento Monte Hermon' foi anunciado. Na época, o projeto previa um "conceito americano" de residencial. Com uma área de 737 mil m², o empreendimento conta com 1.088 lotes. Os responsáveis pela obra garantiam área de preservação no local, academia ao ar livre, área de jogos, espaço zen, quadras poliesportivas, playground infantil, ciclovias, pista de ciclismo e de caminhada, por exemplo.
Entretanto, em janeiro de 2026, o loteamento somente apresenta sua 'estrutura' montada. Agora, a expectativa é que o empreendimento seja, enfim, finalizado.
LEIA ABAIXO UM RESUMO DA NOTÍCIA
- Retomada e Gestão: após anos de abandono e problemas com empreiteiras, a Associação dos Proprietários do Loteamento Monte Hermon (formada por investidores) assumiu o projeto. Com uma decisão judicial favorável no início de 2026, o grupo agora tem autorização e novos prazos da prefeitura para finalizar a infraestrutura de energia e esgoto;
- Revitalização e Segurança: para dar fim ao descarte irregular de lixo no local, a Associação iniciará a limpeza total da área nos próximos dias. Além disso, o loteamento será integrado ao sistema "Vizinhança Segura" da Guarda Municipal, com a instalação de câmeras monitoradas em tempo real;
- Potencial do Empreendimento: o projeto, que nasceu em 2017 com um "conceito americano", conta com 1.088 lotes em uma área de 737 mil m². A expectativa é que, após a conclusão das obras de lazer e preservação, o valor de venda dos lotes alcance a marca de R$ 100 milhões.


























