Elizabeth pede a Ratinho mais três Superpostos para Ponta Grossa
Ofício protocolado na Secretaria de Estado de Saúde define as três últimas unidades necessárias a reestruturação total do 'SUS PG' até 2029
Publicado: 09/12/2025, 07:51

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, emitiu um ofício ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, sobre as melhorias na área de saúde do município. Entre elas, estão os três novos Superpostos.
Um estudo completo chamado 'Territórios Mais Saúde PG' foi desenvolvido pela secretária Municipal de Saúde, Lilian Brandalise, com o apoio e a consultoria estratégica da médica Maria Emi Shimazaki, com as equipes da Saúde Municipal.
O mapeamento geográfico e estratégico considera bairro a bairro, além das tendências de crescimento populacional e novos adensamentos urbanos.
UNIDADES BÁSICAS E SUPERPOSTOS
Com os três novos Superpostos Uvaranas, Cará-Cará e Gralha Azul, Ponta Grossa estabiliza a necessidade de novas construções de espaços de saúde até 2030.
Com construção prevista para 2027 e 2028, essas unidades se somam ao Superpostos do Panamá e do Borato (estes já em funcionamento) e aos Superpostos Vila Cipa e Jardim Royal (que serão entregues em 2026).
A prefeitura também vai licitar e construir a UBS São Francisco, conquistada pelo deputado Aliel Machado junto ao Ministério da Saúde.
Com as novas construções e o grande programa de requalificação e modernização de unidades, a cidade chega em 2028 com toda rede municipal de atenção primária recuperada e equipada, integrada com novas tecnologias e nova conectividade para ampliar os serviços de telemedicina.
UPAS
A consolidação do atendimento de urgência e emergência também leva o planejamento territorial como parâmetro de ação.
"A construção da UPA Oficinas, na rua Franco Grilo, com uma estrutura exatamente igual à UPA Uvaranas, vai trazer mais comodidade e conforto para quem precisa de atendimento nessa região da cidade", diz o documento.
O objetivo é transferir o atendimento da UPA Santana para uma Unidade de Urgência e Emergência.
A definição do reordenamento das UPAs também foi feito em conjunto com o corpo técnico e médicos da empresa INDSH, que gerencia os serviços médicos nas três unidades de pronto atendimento de Ponta Grossa. Recentemente, a INDSH foi selecionada para gerenciar os serviços médicos do Hospital Papa Francisco, em Pinhais - o mais novo do Paraná.
Já na rua Paula Xavier funcionará um equipamento voltado ao atendimento de Saúde Mental. Além disso, o projeto da UPA Jardim Carvalho também está pronto, mas só será executado quando a cidade ultrapassar os 400 mil habitantes; não havendo necessidade de construção imediata.
NÚCLEO SAÚDE UEPG E POLICLÍNICA
O planejamento territorial e técnico também levou em consideração os grandes investimentos que o Governo Federal e o Governo do Estado estão realizando no Hospital Regional da UEPG.
Além do projeto da nova torre de R$ 100 milhões, anunciado esse ano pelo deputado Aliel Machado, que conduziu as negociações em Brasília, em 2026 será inaugurado do AME - o Ambulatório Médico de Especialidades. Um investimento total de R$ 15 milhões.
Outra obra que será realizada em 2026 será a Policlínica - projeto de RS 30 milhões do Governo Federal também conduzido pelo deputado Aliel Machado.
A policlínica vai funcionar próxima à UPA Santa Paula, fortalecendo a região da Chapada como um novo pólo de saúde SUS.
A nova rede municipal de porta de entrada ao SUS também considera os grandes investimentos que a Santa Casa - com recursos da Itaipu e do Governo do Estado - realiza para transformar o antigo Hospital Evangélico em um novo Hospital do Câncer de Ponta Grossa.
CENTRO DE SAÚDE NO MERCADÃO
Também em 2026, a prefeitura vai apresentar a modelagem e o projeto do novo Centro de Saúde que vai abrigar ambulatórios, serviços médicos e funcionará como sede da Secretaria Municipal da Saúde no terreno do Antigo Mercadão Municipal. Obra que vai concentrar todo o quadro da secretaria num único local.
Confira a íntegra do ofício:
Das assessorias





















