Küller define projetos prioritários na reta final do ano legislativo
Reforma do Código Tributário Municipal, Lei Orçamentária Anual (LOA) e pautas de inclusão social são prioridade das Sessões Ordinárias, que encerram no dia 15 de dezembro
Publicado: 02/12/2025, 18:22

Com o fim do calendário de Sessões Ordinárias na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) se aproximando, algumas pautas são vistas como prioritárias para serem debatidas no Legislativo, conforme aponta o vereador Julio Küller (MDB), presidente da CMPG.
As sessões acontecem nesta quarta-feira (03), e nos dias 08, 10 e 15, encerrando as atividades em uma segunda-feira. Depois deste período, só serão realizadas novas sessões caso sejam convocadas as situações extraordinárias. Entre as principais demandas de interesse ao desenvolvimento econômico do Município a serem discutidas entre os 19 parlamentares, estão a reforma do Código Tributário Municipal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, Küller também traz como prioridade os debates que tiverem como ponto central a promoção da defesa e inclusão de pessoas com deficiência.
Sobre a reforma do Código Tributário de Ponta Grossa, o presidente da CMPG diz que terá impacto direto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS). Na última segunda-feira (1º), o Legislativo aprovou a atualização do Plano Plurianual (PPA) para 2026-2029, que traz a estimativa de receitas e metas fiscais, além de dispor sobre instrumentos de planejamento do Município. "Com o encerramento do ano legislativo, daremos prioridade máxima na Câmara à reforma do Código Tributário Municipal — um debate fundamental sobre IPTU e ISS. Além disso, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e as pautas de inclusão social e defesa das pessoas com deficiência serão tratadas com urgência e a seriedade que Ponta Grossa merece", declara Küller.

Para o presidente do Legislativo, o ano de 2025 teve resultados positivos, principalmente no que se trata da modernização da administração de Ponta Grossa. "Encerramos 2025 com o dever cumprido. A Câmara teve um ano intenso focado no equilíbrio fiscal e na modernização da gestão municipal. Agimos com responsabilidade e transparência, preparando Ponta Grossa para um futuro mais justo", diz.
Além disso, o vereador afirma que, ao longo do ano, diferentes propostas foram trabalhadas na CMPG, desde projetos visando avanços na economia do município, até pautas sociais, como, por exemplo, a discussão sobre o papel das Apae's no Paraná. "Aprovamos leis históricas para o desenvolvimento econômico, desburocratizando o setor produtivo, e avançamos muito nas pautas sociais, garantindo maior suporte e inclusão para as pessoas com deficiência".
Cabe lembrar que, em 2026, ano de eleições para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, os vereadores também devem demonstrar seu apoio a colegas partidários que participarão das corridas eleitorais, bem como nas coligações promovidas para fortalecer a representação de suas associações.
CÂMARA NOS BAIRROS - A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) promoveu, ao longo deste ano, sessões da "Câmara nos Bairros", um projeto de aproximação com a comunidade ponta-grossense, de autoria da Mesa Executiva. Nestes encontros, realizados nos bairros Santa Maria, Santa Paula, Jardim Paraíso e Parque Nossa Senhora das Graças, os moradores puderam sanar dúvidas sobre o Legislativo e levar as demandas de suas regiões em contato direto com os representantes municipais.





















