Festas de fim de ano viram desafio após tempestade de granizo em PG | aRede
PUBLICIDADE

Festas de fim de ano viram desafio após tempestade de granizo em PG

Tempestade atingiu vários bairros, destruiu casas e danificou veículos; moradores relatam prejuízos às vésperas do Natal

Famílias afetadas já enfrentam os desafios para se reerguerem
Famílias afetadas já enfrentam os desafios para se reerguerem -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O que deveria ser um período de celebração e tranquilidade antes das festas de fim de ano se tornou um cenário de destruição para muitas famílias de Ponta Grossa. A forte tempestade de granizo que atingiu a cidade na tarde de segunda-feira (24) provocou prejuízos significativos em diversos bairros.

Por volta das 17h45, regiões como Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho e Neves ficaram completamente cobertas de gelo. Em vários pontos, ruas e casas ficaram brancas, como se fosse neve, e moradores registraram danos severos às estruturas de suas residências.

A Prefeitura de Ponta Grossa, em conjunto com o Governo do Estado, iniciou rapidamente a entrega de lonas, kits dormitório (com lençol, travesseiro, cobertor, fronha e outros itens) e distribuição de telhas emergenciais para atender as famílias atingidas.

Casa perfurada pelo gelo

Na Vila Giana, na Rua Romário Martins, Jonathan Alexsander, 29 anos, mora com a esposa e o filho. Ele conta que a casa foi fortemente atingida pelo impacto do granizo.

Além do telhado quebrado, parte do forro cedeu e as paredes de madeira sofreram infiltração. “Cama, sofá, a TV tava molhada também, não sei se vai ligar. Alguns móveis estão molhados”, relatou Jonathan ao Portal aRede.

A família precisou deixar o imóvel e se abrigar na casa de parentes. “Tudo furado, parece que a casa foi metralhada. A nossa cama tá aqui embaixo, mas ela tá toda molhada. Muita coisa aqui embaixo tá molhada. Tá cheirando mofo já, tá bem feio. A parede lá no fundo escorreu água, até pelas paredes escorreu um pouco”, descreveu em vídeo.

Além dos prejuízos materiais, Jonathan enfrenta dificuldades financeiras. “Aí pra ajudar temos dívidas com banco e já avisaram que vão bloquear nossas contas... estamos desesperados”, afirmou.

Veja imagens do imóvel após temporal : 

VÍDEO
Imagens mostram prejuízos na residência | Autor: Divulgação/ Jonathan Alexsander
  

Veículo destruído durante a chuva

No bairro Santa Mônica, o motorista de aplicativo Luiz Kraushaar também foi surpreendido pela tempestade enquanto trafegava de Castro em direção ao Clube Verde. Ele estava com uma passageira no carro no momento em que o granizo começou a cair.

“Nós precisamos esperar dentro do carro enquanto a chuva não passava. Quebrou os vidros traseiros e dianteiros e danificou diversas partes da lataria”, contou.

O veículo foi avaliado na terça-feira (25), um dia após o incidente. Segundo Luiz, a auditoria constatou que cerca de 65% do automóvel foi afetado. A seguradora deve cobrir totalmente ou grande parte dos danos.

Expectativa por auxílio

Com as festas de fim de ano se aproximando, famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e partes estruturais das residências ainda tentam entender a dimensão dos prejuízos. A população espera que novos auxílios do Governo do Estado e da prefeitura cheguem às regiões mais atingidas, trazendo algum alívio neste período que deveria ser de esperança e, agora, de recomeço.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right