Ponta Grossa bate recorde de trabalhadores com carteira assinada | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa bate recorde de trabalhadores com carteira assinada

Município atinge a marca inédita de 110.186 empregos formais em setembro, com um crescimento de quase 20 mil vagas em cinco anos

Em setembro, o município registrou 5.558 admissões e 5.092 demissões
Em setembro, o município registrou 5.558 admissões e 5.092 demissões -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em setembro trouxeram uma excelente notícia. Ponta Grossa alcançou um marco histórico no mês de setembro, registrando o maior número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada já contabilizado na série histórica do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. O estoque total de empregos formais chegou a 110.186, superando todos os recordes anteriores.

Em setembro, o município registrou 5.558 admissões e 5.092 demissões, resultando em um saldo positivo de 466 vagas com carteira assinada. O dado demonstra a força e o vigor da economia ponta-grossense, que segue em um ciclo positivo de expansão, com 19,6 mil empregos a mais do que em 2020.

A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou o resultado. “Este recorde é fruto de um trabalho conjunto, que envolve planejamento e a criação de um ambiente de negócios de confiança, segurança jurídica e de estímulos que estamos fortalecendo em Ponta Grossa, valorizando nossa vocação natural e oferecendo novas oportunidades. Cada vaga criada representa uma família com mais dignidade e oportunidades, comprovando a resiliência da nossa economia”, declarou a prefeita.

DESEMPENHO POR SETOR - Na comparação mensal, o resultado de setembro foi impulsionado, principalmente, pelos setores de Indústria e Serviços. A indústria, que havia fechado agosto com saldo negativo, reagiu e gerou 176 novas vagas em setembro. O setor de serviços, maior empregador da cidade com 52.540 trabalhadores, também teve crescimento robusto, criando 216 novos postos de trabalho.

A construção civil, que teve saldo negativo no mês anterior, voltou a crescer com um saldo de 32 vagas. O comércio, mesmo com uma leve redução no saldo em relação a agosto, segue forte, com 110 admissões acima das demissões. A agropecuária foi o único setor com saldo negativo (-38).

Para a secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, os números refletem a solidez da economia local. “Estes dados mostram a força e a capacidade de recuperação de Ponta Grossa. Demonstram que o setor empresarial encontrou em nossa cidade as condições ideais para seus investimentos e que há solidez na gestão socioeconômica local. Nossos empresários e trabalhadores demonstraram resiliência, superando desafios externos e mantendo a geração de empregos”, considera a secretária.

CRESCIMENTO SUSTENTADO - Ponta Grossa apresenta um crescimento consistente do emprego formal. No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o município tem 110,2 mil empregos com carteira assinada, um acréscimo de +2,9 mil vagas em relação ao mesmo período de 2024 e +19,6 mil na comparação com 2020.

O avanço é puxado principalmente pelo setor de Serviços, que reúne 52,5 mil vínculos de empregos (cerca de 48% do total). O Comércio soma 25,7 mil (23%) e a Indústria, 22,1 mil (20%). A Construção Civil registra 7,8 mil empregos (7%) e a Agropecuária, 2 mil (2%). Os resultados mostram um mercado de trabalho mais forte e majoritariamente terciário e com uma construção civil resiliente, com Serviços e Comércio sustentando a alta e a Indústria em trajetória positiva.

Confira os números detalhados por setor em setembro/2025:

Agropecuária: 2.051 empregos totais | Saldo: - 38;

Indústria: 22.064 empregos totais | Saldo: +176;

Construção Civil: 7.812 empregos totais | Saldo: +32;

Comércio: 25.719 empregos totais | Saldo: +110;

Serviços: 52.540 empregos totais | Saldo: +216.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right