Elizabeth projeta nova sede e bunker para a Guarda Municipal
Nesta quinta-feira (11), Líder do Executivo celebrou os 22 anos de atuação da instituição no município
Publicado: 11/09/2025, 18:51

A prefeita Elizabeth Schmidt (União) celebrou, durante esta quinta-feira (11), o aniversário de 22 anos de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade de Ponta Grossa. Em clima de celebração, a Líder do Executivo concedeu uma entrevista ao Portal aRede sobre a instituição de segurança, onde destacou projetos estruturantes para a atuação da GCM, como a criação de uma nova estrutura para o armazenamento dos equipamentos da guarda.
Em sua fala, Elizabeth destaca o desejo da criação de uma nova sede para a Guarda, juntamente com a construção de um Bunker, ou casa-mata, assim como ocorre em outros países, como nos Estados Unidos. Segundo a Líder do Executivo, o objetivo é trazer maior segurança e criar um local que guarde os equipamentos da GCM, principalmente as armas.
“E o que eu preciso mesmo é fazer a construção de uma nova sede da Guarda Civil Municipal, inclusive com um bunker, assim como tem nos Estados Unidos, para que possamos guardar em segurança todas as nossas armas” declarou a prefeita.
Em sua fala, a Líder do Executivo detalhou ações que o município tem promovido para cada vez mais preparar a guarda para as ações realizadas no município. Dentre seus destaques estão os investimentos na qualificação e também na renovação de novos guardas municipais.
“Sempre estou investindo na qualificação dos nossos Guardas Civis Municipais”. Inclusive eles estão passando por um processo, sem novos contratados, um processo de qualificação e agora no mês do outubro terá a formatura deles todos”, destaca Elizabeth.
OBJETIVO MAIOR - Ao Portal aRede, a prefeita Elizabeth destacou que estas ações fazem parte de um plano maior do Executivo Municipal para as áreas de segurança em Ponta Grossa. Como pontou a prefeita, a ideia inicial é unir as forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e a Polícia Civil (PCPR), por exemplo, em um mesmo local.
“Nossa ideia a princípio é fazer toda a revitalização, restauração e investimentos com o Corpo de Bombeiros lá no Distrito Industrial. Estamos com a ideia de unir todas as forças para a gente poder concentrar isso com o Corpo de Bombeiros, com a Polícia Civil, todos juntos. Acho que isso é muito inteligente”, encerrou a prefeita.
HOMENAGEM - A prefeita Elizabeth Schmidt, em suas homenagens para o aniversário da guarda, elogiou a atuação da instituição ao longo desses 22 anos de ação, reconhecendo o seu papel como um órgão que salva as vidas das pessoas e mantém a paz em Ponta Grossa. Elizabeth classificou os serviços prestados ao longo do tempo como “leal, corajoso, dedicado e comprometido”.
A prefeita encerrou sua homenagem relembrando as ações feitas pelo Executivo em prol de trazer uma melhor estrutura de trabalho para a instituição, como os investimentos em tecnologia, ampliação do número de trabalhadores e também na aquisição de mais equipamentos e materiais.