PG solicita área da Rumo para tirar obras de R$ 38 mi do papel
Prefeita justifica pedido de desafetação da área sustentando a não utilização operacional ativa no âmbito das atividades ferroviárias
Publicado: 28/08/2025, 16:48

A Prefeita Municipal de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (União) apresentou nesta semana à Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário o pedido de anuência da desafetação de área ferroviária não operacional da Concessionária Rumo S.A. para obras de infraestrutura viária e de mobilidade.
De acordo com o documento, são 8.413,00 m² de área a ser utilizada para as obras de mais de R$ 38 milhões na região do 'Lagoa Dourada', no Bairro Neves. Os investimentos são resultado da parceria entre a prefeita Elizabeth Schmidt e o deputado federal Aliel Machado Bark (PV). O principal argumento da prefeita Elizabeth para justificar a desafetação da área é a não utilização operacional ativa no âmbito das atividades ferroviárias, ou seja, por desuso das vias, a área pode ser incorporada ao domínio do Estado.
A equipe do Portal aRede teve acesso ao documento protocolado pela prefeita, cujo propósito é a viabilização dos projetos contemplam:
- Duplicação da Valério Ronchi, da Estrada Municipal Sebastião Bastos e da Rua Rio Verde;
- Implantação de rotatórias, pontes e viadutos;
- Implantação de ciclofaixas, promovendo a ciclomobilidade na região;
- Implantação de terminal rodoviário do transporte coletivo municipal;
- Criação de um bosque público integrado à Ponte Velha, visando qualificar o ambiente urbano.
As obras devem atender cerca de 10 mil moradores no entorno do Bairro Neves, além de impactar outras 15 mil pessoas de bairros adjacentes e usuários das vias.
Segundo o documento, até este momento, a região conta somente com um acesso principal, em uma ponte de aproximadamente 300 m² sobre o Rio Verde, cujo tráfego é agravado pela proximidade da linha férrea e ocasiona congestionamentos de até 1 hora, principalmente na passagem de composições ferroviárias.
O processo foi despachado por Jefferson Vasconcelos Santos, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, ao Departamento de Obras e Projetos para apreciação e providências cabíveis.
Estudos foram feitos com recurso de Inteligência Artificial (IA) visando mapear soluções, identificar gargalos e simular a aplicação das obras. Saiba valores detalhados da obra clicando aqui. Confira imagens do estudo: