Colégio Agrícola da UEPG ganha primeiro lugar no Ideathon | aRede
PUBLICIDADE

Colégio Agrícola da UEPG ganha primeiro lugar no Ideathon

O evento aconteceu em Castro, nos Campos Gerais, no último sábado (9)

A equipe venceu o Ideathon, do Sistema Faep
A equipe venceu o Ideathon, do Sistema Faep -

Publicado por Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma equipe formada por quatro alunos do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Caar-UEPG) venceu o primeiro lugar no Ideathon, do Sistema Faep. O evento aconteceu em Castro, no último sábado (9), e reuniu 49 alunos de cinco colégios agrícolas da região. O tema “Sistema de geração de energia e água através da captação de gás carbônico e dejetos no sistema free stall” garantiu a primeira colocação para os alunos do Caar.

Para o desenvolvimento do evento, todas as equipes receberam a mesma questão: “Como podemos aumentar a rentabilidade das propriedades de leite, com soluções inovadoras e sustentáveis que valorizem o trabalho do produtor e incentivem a permanência dos jovens no campo?”. Para desenvolver a resposta, a equipe focou na destinação correta dos dejetos animais para a produção de biofertilizantes e energia limpa. O investimento em biodigestores, propondo reduzir a emissão de gases de efeito estufa, foi o que garantiu a primeira colocação para o grupo.

“Nós partimos da Agenda 2030 e analisamos os gases emitidos pelas vacas, que contribuem para o efeito estufa. Então, pensamos na montagem de um exaustor que possa sugar esses gases e transformar em energia limpa”, explica a estudante Maria Eduarda Oliveira da Luz. Complementar a isso, o projeto também propôs um sistema de filtragem e decomposição dos dejetos animais que poderiam ser tratados e reaproveitados como água para limpeza da propriedade e outra parte como adubo e fertilizantes.

Durante o evento, todas as atividades são realizadas em um único dia, com horários definidos para o desenvolvimento da ideia, a criação do projeto e a apresentação. “Foi um dia inesquecível. Ali, foi uma soma do que eles vivenciam e mostra que o colégio trabalha esses temas com os alunos. É muito gratificante retornar com o primeiro lugar”, conta o professor Diógenes Spartalis, que acompanhou a equipe. 

A Diretoria do Caar também comemorou a conquista. “Eu penso que é uma engrenagem. Tudo começa com a dedicação dos professores, gerando boas aulas, que despertam o interesse dos alunos em se desenvolver. Somamos a isso o apoio da UEPG e o conhecimento dos alunos. Tudo isso vai nos ajudar a colher esses frutos”, explica o diretor do Agrícola, Alcebíades Baretta

A segunda equipe do Caar apresentou outra proposta de melhoria para as propriedades. “Trabalhamos uma solução de mapeamento com produtores do Paraná para fazer uma migração do rebanho de vacas para leite A2A2. Esse é um leite mais saudável. Quem é alérgico, por exemplo, pode tomar que não terá problemas”, explica o integrante do grupo Aquiles Soares. Para Maria Eduarda, a conquista é de todo o colégio. “É uma vitória do Colégio, dos professores e dos alunos. No evento, nós podemos ver como o colégio prepara a gente para todas as situações”, conta. 

Os alunos participantes da equipe ganhadora do primeiro lugar são: Etyenne Franca de Jesus, Guilherme Stella Nascimento Furio, Isadora Pontes Cunha e Maria Eduarda Oliveira de Luz. Além deles, o Agrícola contou com outra equipe, composta por Ana Kaori Sato, Aquiles Soares de Agostinho, Matheus Banik Mendes Luiz, Pedro Henrique Pelissaro Ribeiro e Sofia Helena Borck da Fonseca

GALERIA DE FOTOS

  • Colégio Agrícola da UEPG ganha primeiro lugar no Ideathon
  • Colégio Agrícola da UEPG ganha primeiro lugar no Ideathon
  

Confira a matéria completa na UEPG.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right