Policiais penais salvam bebê engasgado em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Policiais penais salvam bebê engasgado em Ponta Grossa

O policial penal Everton Carvalho realizou as manobras de desengasgo enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era acionado

O caso foi registrado na última quarta-feira (9)
O caso foi registrado na última quarta-feira (9) -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nas proximidades da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), uma viatura do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) foi abordada em via pública por uma família que pedia ajuda para salvar um bebê engasgado com leite materno. De imediato, os policiais penais intervieram na situação realizando a manobra de heimlich (de primeiros socorros) e, felizmente, conseguiram desobstruir as vias aéreas do bebê de apenas um mês de vida. O caso foi registrado na última quarta-feira (9).

O policial penal Everton Carvalho realizou as manobras de desengasgo enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era acionado. Em poucos instantes, o bebê voltou a respirar, para alívio de todos os presentes no local. O treinamento do policial para este tipo de situação foi crucial. 

“Nos deparamos com um veículo dando sinal de alerta para que parássemos a viatura, quando uma mãe desesperada com um bebê nos braços veio até nós pedindo socorro. Neste momento, a mãe me entregou o bebê que já estava cianótico (com a pele roxa) e com sialorreia (excesso de saliva saindo da boca). Iniciei, então, o procedimento de desengasgamento infantil”, declara Carvalho. 

Depois de quatro tentativas de manobra de desengasgamento, o bebê voltou a respirar, demonstrando sinais de choro. “Para mim foi muito gratificante. Agradeço a Deus e à equipe que estava comigo”, conclui o policial penal. Após a estabilização, a criança foi entregue aos cuidados do Samu, que fez o encaminhamento a uma unidade hospitalar para outras avaliações médicas. 

O coordenador regional da PPPR em Ponta Grossa, William Ribas, elogiou a prontidão dos policiais penais envolvidos. “Nossos policiais são preparados para diversas situações e essa ocorrência demonstra a importância do treinamento contínuo e da capacidade de resposta rápida. É um orgulho ter profissionais tão dedicados”, afirmou o coordenador. 

O chefe do SOE, Paulo Ferreira, também expressou seu orgulho pela equipe. “Ver a dedicação e o preparo de nossos policiais resultarem no salvamento de uma vida é a maior recompensa. Eles agiram com profissionalismo exemplar”, declarou. 

A prontidão e o treinamento dos policiais penais foram essenciais para o desfecho positivo desta ocorrência. A ação não apenas garantiu a segurança do bebê, mas também destacou a capacidade da equipe em atuar com eficiência em momentos de emergência, demonstrando que o compromisso da Polícia Penal do Paraná vai além das suas atribuições intramuros.

Com informações: Deppen.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right