Câmara volta atenções para relatório final da CPI da Sanepar
Reunião marcada para esta quinta-feira (24) definirá a data em que a minuta final deverá ser votada pelos vereadores membros da investigação
Publicado: 22/04/2025, 18:51

As atenções no Legislativo Municipal estão voltadas para os trâmites finais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a operação da Sanepar em Ponta Grossa. Os vereadores que integram a CPI, instaurada na Câmara em fevereiro, irão se reunir na tarde desta quinta-feira (24) para discutir e apresentar suas contribuições à minuta do relatório final da investigação. A primeira versão do documento foi finalizada na semana passada pela relatora da CPI, vereadora Joce Canto (PP), que enviou o documento para os demais parlamentares.
A reunião será um momento decisivo para a consolidação do relatório, conforme explica o presidente da CPI, vereador Guilherme Mazer (PT). “A reunião de quinta é uma reunião de retorno dos vereadores em relação à minuta do relatório da CPI elaborado pela vereadora Joce Canto, que é a relatora da CPI da Sanepar. Quinta-feira todos os membros da CPI poderão apresentar suas contribuições com o relatório final da CPI. Posteriormente, provavelmente nessa reunião a gente já decida uma data para votar o relatório final e encaminhar para os órgãos competentes da administração pública, de fiscalização e do judiciário", destacou Mazer.
Poderão apresentar pareceres e sugestões apenas os vereadores membros da comissão: Geraldo Stocco (PV), Leandro Bianco (Republicanos), Léo Farmacêutico (União Brasil) e o próprio presidente da CPI, Guilherme Mazer. As contribuições serão analisadas e poderão ser incorporadas ao texto final, que será posteriormente votado pelos integrantes da CPI.
Mesmo antes de sua conclusão, a CPI da Sanepar já gerou medidas concretas. Um dos principais resultados foi o Projeto de Lei nº 41/2025, que surgiu a partir das investigações da comissão e já foi aprovado pela Câmara. A medida prevê desconto proporcional na fatura de água da Sanepar em casos de interrupção na prestação do serviço, beneficiando diretamente os consumidores ponta-grossenses. A proposta já foi aprovada em duas discussões pela Casa de Leis.