Sanepar diz não ter sido notificada sobre CPI e investigação do MP para apurar falta d'água
Moradores de diferentes bairros de Ponta Grossa enfrentam problemas com abastecimento há pelo menos seis dias
Publicado: 18/02/2025, 16:14

A Sanepar informou, no início da tarde desta terça-feira (18), que ainda não foi notificada sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores e sobre o processo administrativo do Ministério Público do Paraná (MPPR) que vão investigar a falta d'água em Ponta Grossa.
A resposta da Companhia foi enviada após pedido de informação feito pela reportagem do Portal aRede. A Sanepar diz que não foi notificada sobre as investigações, mas afirma estar à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
O problema de abastecimento vem afetando moradores de diferentes bairros desde a última quinta-feira (13). A Companhia alega que a falta d'água está associada ao aumento no consumo por conta das altas temperaturas. Por esse motivo, a Sanepar afirma que realizou manobras compensatórias para minimizar os impactos de maneira generalizada.
Na tarde de segunda-feira (18), os vereadores Guilherme Mazer (PT) e Joce Canto (PT) protocolaram uma solicitação para abertura de uma CPI para investigar o contrato da Sanepar com a Prefeitura de Ponta Grossa, além de outros pontos, como falhas no fornecimento aos consumidores.
O Ministério Público do Paraná (MPPR), a partir da 6ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, também informou a abertura de um processo administrativo para apurar as dificuldades com o abastecimento e que irá solicitar esclarecimentos ao Município e à Sanepar.
PRAZO - Em entrevista à rádio da família Rangel, o diretor da Sanepar, Sergio Wippel, afirmou que a população ponta-grossense não deverá enfrentar mais problemas com falta d'água a partir de abril.
A Companhia afirma que está investindo em obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e em melhorias nas estruturas de produção e distribuição. "Nos próximos 60 dias, deve ser concluída uma obra que vai aumentar cerca de 15% a produção de água tratada na cidade, entre outras ampliações previstas para os próximos anos", escreve a Sanepar.
QUALIDADE - A nota enviada ao Portal aRede ainda indica que "fornecer água de qualidade e em quantidade a todos os seus clientes faz parte dos valores da empresa". No entanto, vídeos enviados à redação na manhã desta terça-feira mostram água suja saindo da torneira de consumidores. Os vídeos foram gravados por moradores do bairro Uvaranas - veja aqui.
Ao final do comunicado, a Sanepar pede a colaboração da população na rotina de uso de água tratada, a partir do uso consciente. A Companhia ainda sugere a instalação de caixa d'água nos imóveis como medida.
Confira a nota encaminhada pela Sanepar na íntegra:
A Sanepar ainda não foi notificada, mas está à disposição para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.
A Companhia reitera que tem feito todos os esforços para mitigar os impactos das alterações climáticas marcadas por períodos de ondas de calor, que refletem diretamente no aumento de demanda por água tratada.
Em Ponta Grossa, está investindo em obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e em melhorias nas suas estruturas de produção e distribuição. Nos próximos 60 dias, deve ser concluída uma obra que vai aumentar cerca de 15% a produção de água tratada na cidade, entre outras ampliações previstas para os próximos anos.
A Sanepar reforça ainda que fornecer água de qualidade e em quantidade a todos os seus clientes faz parte dos valores da empresa, que trabalha permanentemente para assegurar o abastecimento para a população em todos os sistemas onde atua. Portanto, em avaliação técnica, a adoção de manobras compensatórias em alguns períodos do dia, é uma forma de minimizar o impacto para o abastecimento de maneira generalizada, considerando o comportamento do consumo em seus sistemas.
Desta forma, para manter a regularidade do abastecimento, a Sanepar conta com a colaboração de toda a população em sua rotina de uso da água tratada, instalando a caixa d’água no imóvel, fazendo o uso consciente e evitando desperdícios. E, mesmo nas atividades essenciais, buscar horários alternativos para realizá-las, sempre que possível, evitando a sobrecarga no sistema.