Terço dos Homens reúne mais de 200 pessoas em Ponta Grossa
Próxima edição do evento está marcada para maio do ano que vem, em Guamiranga
Publicado: 26/11/2024, 00:00
O Encontro Diocesano do Terço dos Homens realizado no último domingo (24), na Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, reuniu mais de 200 pessoas de diferentes paróquias de Ponta Grossa e outras cidades, como Telêmaco Borba, Ipiranga, Guamiranga, Castro, Curitiba, Londrina, Paranaguá e São José dos Pinhais.
O evento iniciou com a entronização das imagens das comunidades participantes e acolhida das romarias pelo padre Roberval Mulhestedt. O pregador Leandro de Paula, da Comunidade Mãe do Bom Conselho, abordou a devoção mariana, falando da importância de Maria como intercessora de graças. O coordenador da Arquidiocese de Curitiba, Maurício Zaninetti, contou do início do movimento lá, ocorrido em março de 2008, e a ligação dessa história com a Diocese de Ponta Grossa.
“Eu mesmo ajudei a implantar o Terço dos Homens em mais de 30 paróquias. Fazia visitas para falar a respeito. Hoje, o movimento funciona em 144 comunidades, na cidade e na Região Metropolitana. O pessoal abraçou a ideia. Mais de mil homens rezam nas suas comunidades, de segunda-feira a sábado. Existem grupos que rezam a partir das 5 da manhã”, detalhou.
O coordenador citou os desígnios de Deus. “Há 15 anos, em uma quarta-feira, esta igreja estava cheia. Cheguei e perguntei se havia o Terço dos Homens. Um senhor disse que não sabia o que era. Hoje, fico feliz em ver mais de 200 pessoas reunidas aqui. É graça de Deus. Vão sair daqui abençoados”, acrescentou Zaninetti, lembrando também a caminhada do diácono Luís Paulo França, que, há dez anos, veio até o santuário depois de ver a faixa falando sobre o Terço dos Homens. Quando soube o que era, começou a frequentar e quis implantar na Paróquia Santa Rita de Cássia, de Curitiba. “Antes disso, ele me ligou e pediu para marcarmos uma reunião. Eu trabalhava em um shopping na época. Pois, ele estava no mesmo shopping, em um andar diferente. Nos encontramos e conversamos”, destacou.
“Ele se encantou tanto que foi dois anos coordenador do Terço dos Homens da Arquidiocese de Curitiba. E foi convidado a ser diácono do Terço. Hoje, é diretor espiritual e conselheiro do movimento. Sempre diz que só é diácono por causa do Terço dos Homens. Ele foi ordenado este ano”, citou emocionado.
IMPORTÂNCIA - O padre Tadeu Biasio, da Congregação Cavanis e que serve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, veio em junho de Realeza, na Diocese de Francisco Beltrão. Ele acompanha o Terço dos Homens quase todas as semanas, isso desde a antiga paróquia. “A devoção a Nossa Senhora é muito importante e, vindo dos homens, tem um peso ainda maior. Se considera sempre que as mulheres é que vão à igreja, foram as mulheres que estiveram na ressurreição de Jesus. Por isso, um grupo de oração composto por homens é um fato notável”, enalteceu. Foi o primeiro encontro que participou. Agradeceu ao coordenador paroquial, Valdivino Buava, que o chamou para participar. “Foi um momento de espiritualidade muito forte”, frisou.
Gerson Correia Ribeiro, coordenador diocesano do Terço dos Homens em Paranaguá, veio com mais 20 pessoas da cidade e de Antonina. “O encontro agrega muito. As palestras ajudam muito e a convivência com gente de outras paróquias enriquece. Tenho amigos que estiveram comigo aqui no primeiro e que sempre voltam, querem aprender mais coisas”.
SONHO - O coordenador diocesano em Ponta Grossa, Juarês Machado, confidenciou que o encontro era para ter acontecido na Paróquia São Sebastião em 2019, mas por falta de aporte financeiro não foi possível. “Tinha sonhado com esse lugar, com muitos homens aqui fora, de não ter nem por onde andar. Era na parte externa que acontecia o encontro. E quis Maria deixar para o final do nosso servir que ele fosse aqui. Eu havia acertado com o padre Nelson (Bueno da Silva, ex-pároco e reitor), mas ele foi transferido. Achei que o sonho tinha caído por terra. Ainda assim, vim falar com o padre Roberval e que me deixou à vontade. Me senti em casa”, relatou. Machado deixa a coordenação diocesana em 6 de setembro de 2025.
Padre Jorge Augusto Schereda Chuchene, nomeado, em setembro, pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari assessor eclesiástico do movimento, afirma que ele proporciona um verdadeiro encontro com Nossa Senhora, e, por consequência, isso leva a um fortalecimento da fé, da esperança. “Hoje, temos muitas paróquias representadas. Um dia de muita alegria, de uma espiritualidade intensa. Aproveito para agradecer, de coração, a acolhida da Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na pessoa do padre Roberval, que abriu as portas dessa comunidade para que pudéssemos celebrar essa quarta romaria”. O próximo encontro diocesano do Terço dos Homens está marcado para o dia 31 de maio do ano que vem, na Paróquia Menino Jesus, em Guamiranga.
Com informações da Assessoria de imprensa.