Confira o calendário das convenções partidárias de PG | aRede
PUBLICIDADE

Confira o calendário das convenções partidárias de PG

As convenções definem os representantes de cada partido que disputarão os cargos eletivos nas Eleições de outubro

Câmara Municipal é o local que mais receberá convenções em Ponta Grossa
Câmara Municipal é o local que mais receberá convenções em Ponta Grossa -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As convenções partidárias de Ponta Grossa iniciaram nesta semana e uma delas já definiu representantes para a disputa da Prefeitura Municipal.

Na última quarta-feira (24), os partidos PSDB, Cidadania e PP realizaram convenções em conjunto, na Câmara Municipal. Neste encontro, saiu a primeira confirmação de candidatura à Prefeitura: Mabel Canto e Sandra Queiróz, ambas do PSDB, formam a primeira chapa totalmente de mulheres na história de Ponta Grossa, que irá disputar a Prefeitura.

O Podemos também realizou convenção na quarta-feira, o evento se deu no espaço Zero Hora Eventos.

Nesta quinta-feira (25), o Solidariedade reúne o partido para definir os representantes que disputarão as vagas no Legislativo. 

CONVENÇÕES NA CÂMARA - A Câmara Municipal ainda receberá outras oito convenções. No feriado de sexta-feira (26), o Republicanos realiza convenção. Na sequência, no sábado (27), o PSB também reúne os pré-candidatos e definem as candidaturas. A legenda indicou o nome de Liliane Chociai como pré-candidata à Prefeitura.

No domingo (28), a Câmara recebe a convenção do Partido Novo, a agremiação tem como pré-candidato à Prefeitura o ex-vereador Magno Zanelatto. Na próxima quinta-fera (1º), é a vez do PDT definir os candidatos, um dia depois, o PL realiza convenção. Em 3 de agosto a Federação Psol Rede se reúne para definir as chapas de cada partido e por último, na Câmara Municipal, em 5 de agosto, o MDB realiza a convenção partidária, o partido indicará a candidato a vice-prefeito de Elizabeth Schmidt.

DEMAIS CONVENÇÕES - Além das convenções na Câmara, outros partidos se reúnem em espaços privados de Ponta Grossa. É o caso do Democracia Cristã, que realiza a convenção em um imóvel localizado em Olarias, neste sábado (27). Na próxima segunda-feira (29), os representantes do Avante se encontram, em estabelecimento na região de Oficinas.

Já em agosto, o União Brasil se reúne no dia 4, na Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT). A legenda deverá confirmar a candidatura de Elizabeth Schmidt, que busca a reeleição. O evento deverá contar com a presença do senador Sergio Moro.

No último dia permitido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções, que é 5 de agosto, os representantes do PSD se reúnem no Hotel Bourbon e oficializarão a candidatura de Marcelo Rangel. Na data limite também haverá as convenções dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada por PV, PT e PCdoB, os representantes da legenda se encontrarão no Hotel Vila Velha Premium.

Outro partido político que ainda realizará convenção é o PRD, porém representantes da legenda não responderam os questionamentos até o fechamento da reportagem, que interrogou sobre a data e o local da convenção.

ENTENDA AS CONVENÇÕES - Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.

Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n°. 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

Além disso, as convenções podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento do evento. No entanto, todas as decisões tomadas na ocasião precisam ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE