Receita Federal lança questionário para esclarecer dúvida do IR | aRede
PUBLICIDADE

Receita Federal lança questionário para esclarecer dúvida do IR

População pode enviar as dúvidas em relação à declaração do Imposto de Renda até esta quinta-feira (29) para a Receita Federal de Ponta Grossa

Julio Cesar da Silva explica sobre o questionários
Julio Cesar da Silva explica sobre o questionários -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Delegacia Regional da Receita Federal em Ponta Grossa está disponibilizando um questionário para verificar quais as dúvidas dos contribuintes em relação ao preenchimento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), envolvendo temas diversos como pensão alimentícia, aluguel de imóveis, dividendos, entre outros.

Segundo o auditor fiscal da Receita Federal, Julio Cesar da Silva, basta o contribuinte acessar o site da Receita Federal, acessar o link disponível com 15 questões e mais duas livres, onde será possível fazer as perguntas específicas. O prazo para participar termina nesta quinta-feira (29).

O auditor explica que através deste questionário a Receita verificará quais são as dúvidas e realizará, futuramente, lives com vários auditores fiscais para esclarecer todas as dúvidas. “Serão lives no próprio site da Receita Federal”, afirma.

As lives serão programadas para acontecerem já nos primeiros dias de março, devido ao prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, que começa no dia 15 de março e termina no fim do mês de maio deste ano.

DÚVIDAS – O auditor comenta que geralmente os contribuintes têm dúvidas em relação ao preenchimento, pensão alimentícia, dependentes, educação, despesas médicas, entre outras, sendo assim, as 15 opções prontas aparecem com grau de interesse, sendo o 1 menor interesse e 5 maior interesse. Ao final, as duas questões em aberto possibilitam perguntar livremente em relação à declaração.

Em relação ao tempo dispensado ao preenchimento ao questionário, o auditor explica que no máximo em dois minutos é possível finalizar a participação.

O auditor reforça sobre a importância da participação dos contribuintes porque a delegacia regional da Receita Federal não conta mais com o serviço de Plantão de Dúvidas. “O contribuinte telefonava, marcava um horário e o auditor fiscal fazia o contato esclarecia as dúvidas e agora a Receita vai fazer as lives, justamente, para substituir este plantão”, explica.

ORIENTAÇÃO – O auditor reforça que o processo de declaração é bastante simples, porém o contribuinte precisa prestar atenção para não errar no preenchimento.

Ele ressalta que na hora de declarar, por exemplo, os dependentes é necessário verificar se estes possuem algum rendimento. “Muitas vezes os contribuintes esquecem que o dependente tem algum rendimento e o cruzamento das fontes pagadoras detectam aquele pagamento e a pessoa cai na malha fina”, explica.

A atenção deve se voltar também a erro de digitação, onde muitos contribuintes digitam erradamente os números de CPFs e CNPJs de fontes pagadoras, fazendo com que a declaração acabe em malha.

A dica do auditor para os contribuintes é que antes de iniciar o preenchimento da declaração seja feita a separação de todos os documentos necessários e comprobatórios, para nada ser esquecido.

RESTITUIÇÃO – O auditor lembra que existe fila de prioridade para a restituição de valores, sendo idosos, pessoas com deficiência e professores, observando, ainda, que quem faz a declaração pré-preenchida também se beneficia. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE