Família pede ajuda para tratamento da benzedeira Apolônia
A benzedeira está internada para tratar um derrame pleural e uma embolia pulmonar
Publicado: 29/09/2023, 08:44
A família de Apolônia Mance, de 85 anos de idade, está pedindo ajuda da comunidade para o tratamento de saúde da benzedeira. Ela apresentou um quadro de pneumonia, com evolução para um derrame pleural, seguida de embolia pulmonar.
Segundo a neta da dona Apolônia, Thaís Ramos, os familiares levaram a idosa até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, precisaram interná-la no Hospital São Camilo devido à gravidade do caso. "Ela está usando oxigênio e não sabemos se ela vem embora com ele", diz a neta.
Ela explica que a família está fazendo uma campanha para arrecadar valores para pagar as despesas da internação hospitalar da idosa. Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantia através da chave PIX 74179365987 (em nome de Zita Terezinha Mance).
A neta conta que a benzedeira foi ficando com a saúde debilitada devido ao Alzheimer. "Depois do Alzheimer ela já foi ficando mais fraquinha", diz Thaís ao comentar que, mesmo assim, dona Apolônia continuava benzendo as crianças, mas já teria ensinado a filha a benzer também.
Benzedeiras
Dona Apolônia faz parte do projeto 'Benzedeiras de Ponta Grossa', que teve seu início em fevereiro de 2016, através da Fundação Municipal de Cultura. O objetivo era conhecer e resgatar a história de vida das benzedeiras da cidade. Além da exposição, a Prefeitura lançou, no primeiro semestre de 2018, um documentário com entrevistas de 11 benzedeiras, entre elas está a Dona Apolônia.