Concilia Paraná teve mais de 180 atendimentos em PG
A ação atendeu 14 casos de reconhecimento de paternidade, com coleta para exames de DNA, 44 conciliações e inscrições para cursos profissionalizantes
Publicado: 14/08/2023, 17:47
A cidade de Ponta Grossa recebeu na última sexta-feira (11) o mutirão “Concilia Paraná”. O evento, realizado na Estação Arte, foi uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa. Durante a ação a população teve à disposição uma série de serviços jurídicos, como reconhecimento voluntário de paternidade (exame de DNA), divórcio, pensão alimentícia, visitas, homologação e dissolução de união estável, entre outros temas da área da Família.
De acordo com a Defensoria Pública do Paraná, apesar da chuva o movimento ficou dentro da expectativa. Mais de 200 pessoas foram atendidas durante a ação, incluindo 14 casos de reconhecimento de paternidade (DNA), 44 conciliações, 72 orientações jurídicas e diversos encaminhamentos. Na avaliação do Defensor Público do Paraná, Matheus Munhoz, que atua como assessor de projetos especiais, o resultado foi satisfatório. “Tivemos uma grande procura ao longo do dia, com várias coletas para exames de DNA e vários atendimentos jurídicos. Espero que possamos planejar outros eventos como este”, disse o Defensor Público, que elogiou também a estrutura e o acolhimento oferecidos pelo município.
A prefeita Elizabeth Schmidt, destacou a iniciativa da Defensoria Pública do Paraná na realização do evento. “Eventos como esse tem sempre um grande alcance sociais, colocando à disposição da população serviços importantes para a cidadania. Somos gratos em poder participar com os serviços da prefeitura, pois nossa gestão está voltada a estabelecer sempre atender da melhor forma possível as necessidades da população”, ressaltou
Para a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, o evento foi uma grande oportunidade para a população resolver com rapidez e gratuitamente questões burocráticas. "O Concilia Paraná proporcionou que muitas famílias pudessem em um só lugar ter acesso a diversos serviços públicos. Além do mutirão de jurídico realizado pela Defensoria Pública do Paraná, a Prefeitura também se fez presente com serviços de parcelamento e emissão de IPTU, cursos profissionalizantes, vagas de emprego, cadastramento do Mercado da Família, Vale Gás e castrações de pets, orientações com a Patrulha Maria da Penha, CadÚnico e outros benefícios sociais. Tivemos, ainda, as parcerias de outras entidades como o SOS, Observatório da Inclusão, SANEPAR, SENAC e SENAI", afirmou.
Atendimentos da prefeitura
A Prefeitura de Ponta Grossa também ofertou diversos atendimentos à população durante o evento. A FASPG, através dos CRAS realizou um total de 88 atendimentos. Entre eles, 15 orientações e 50 agendamentos para o CadÚnico, além de mais 23 informações sobre benefícios sociais, programas e projetos da Proteção Social Básica do município.
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, colocou à disposição da população o Ônibus da Qualificação, com a realização de inscrições para cursos profissionalizantes. Os cursos de qualificação oferecidos em parceria com o SOS e SENAC registraram um total de 100 inscritos, sendo 26 para cabeleireiro; 32 para manicure, 20 para informática avançada, 6 para orientação profissional e 16 para outros cursos.
A Agência do Trabalhador ofereceu intermediação de mão de obra, com vagas de emprego e esclarecimento de dúvidas a respeito da Carteira de Trabalho Digital. Ao todo foram mais de 50 atendimentos realizados ao longo do dia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente prestou 40 atendimentos, com 20 agendamentos para o Programa de Castração Animal. Já a equipe de Educação Ambiental realizou 20 atendimentos com informações sobre coleta seletiva, coleta de volumosos e o bota fora de eletrônicos.