Novo Fórum de Ponta Grossa será licitado em setembro
Edital deverá ser lançado em 15 de setembro, segundo apuração do Portal aRede
Publicado: 28/07/2023, 14:59
Um evento no Hotel Vila Velha reuniu, na tarde desta sexta-feira (28), desembargadores de justiça do Paraná e lideranças políticas de Ponta Grossa e região. O tema foi a construção de uma nova sede para o Fórum de Justiça da cidade.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, deu contexto e mais detalhes sobre o projeto planejado.
“O TJ-PR vem há muito tempo trabalhando com a ideia de um novo Fórum em Ponta Grossa. Estamos hoje aqui para anunciar, para breve, a licitação de um prédio com 12 mil m² em ótima localização, próxima da atual sede”, informou Keppen.
Estiveram presentes ainda a diretora do Fórum de Ponta Grossa, Noeli Reback; o Secretário de Inovação do Estado, Marcelo Rangel; e a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que celebrou a nova licitação. A expectativa de realização do lançamento do edital é para setembro deste ano.
Elizabeth fez um resgate histórico do crescimento de Ponta Grossa nos últimos anos, e analisou as consequências deste aumento de riquezas e de processos judiciais. "Nossa comarca, construída quando a cidade tinha 20 mil pessoas, ficou pequena para lidar com o volume de trabalho, portanto precisamos de um novo prédio para instalar um Fórum digno do tamanho desta cidade. Ao final das falas, o doutor Fernando avisou que quer lançar no dia 15 de setembro o edital para a construção da nova sede", relatou a prefeita.
A diretora do Fórum, Noeli Reback, relatou que a obra era uma reivindicação almejada por muito tempo pela comunidade princesina. “Foram muitos anos fazendo projetos, visitando tribunais, e conquistamos a doação do terreno nesse tempo, então houve um preparo de longa data até esse momento. Felizmente o anúncio de construção do prédio coincidiu com este momento festivo - os 200 anos de Ponta Grossa”, relatou Noeli.
Segundo a doutora, o novo Fórum vai abranger toda a estrutura do Poder Judiciário Estadual com maior conforto do que a atual sede, com foco em acessibilidade, informática e tecnologia. Ela classificou a estrutura como “digna de uma cidade bicentenária”. Além disso, o local deverá ficar nas imediações do Estádio Germano Krüger, em Vila Oficinas.