Ponta Grossa será sede de polo para inovação e tecnologia | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa será sede de polo para inovação e tecnologia

Governo pretende democratizar acesso à inovação em cidades do interior do Paraná

Governo pretende democratizar acesso à inovação em cidades do interior do Paraná
Governo pretende democratizar acesso à inovação em cidades do interior do Paraná -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o objetivo de fomentar o setor de inovação e tecnologia no interior do Paraná, o Governo do Estado vai instituir Núcleos Regionais de Inovação (NRI) em dez cidades paranaenses. A publicação foi realizada no Diário Oficial do Estado no início desta semana e contempla Ponta Grossa como uma das cidades referência e sede para a inovação da região. Segundo o secretário de Inovação do Estado, Marcelo Rangel, será utilizado o espaço do Sebrae em Ponta Grossa para reunir ideias de diversas áreas de atuação em prol da inovação.

De acordo com o secretário Rangel, as cidades do interior foram escolhidas visando a democratização da inovação e que o acesso à tecnologia não fique restrito apenas aos maiores centros, como a capital Curitiba. Além de Ponta Grossa, serão sedes de NRIs as cidades de Paranaguá, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Maringá, Londrina e Jacarezinho.

Segundo a resolução de nº 053/2023, as dez sedes terão um nível de atuação regionalizada, o que implica, no caso de Ponta Grossa, reunir as demais cidades dos Campos Gerais. Segundo o documento, os NRIs devem orientar e acompanhar a execução de medidas destinadas ao fomento à criação de ambientes que promovam a inovação e a transformação digital nos setores públicos e privado no âmbito regional, estimulando ações que ensejem a disseminação da cultura de inovação, de acordo com as políticas da Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Ainda de acordo com a publicação oficial, os Núcleos Regionais não criarão novas despesas ao Estado, uma vez que serão utilizados espaços cedidos pelas próprias prefeituras municipais ou sedes comerciais de cada cidade escolhida. No caso de Ponta Grossa, a parceria da prefeitura será com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado no bairro Uvaranas.

Oportunidades no interior

Para o secretário Marcelo Rangel, iniciativa vai possibilitar o desenvolvimento econômico para cidades do interior. “As pequenas cidades vão ter oportunidades com inovação e trazer mais dividendos para seus municípios, mais oportunidades de trabalho e desenvolvimento econômico. A inovação não tem mais fronteiras, o que você faz na cidade pequena pode se tornar algo mundial”, afirma.

Ainda segundo Rangel, os centros de inovação vão concentrar o que há de mais moderno não só no mundo tecnológico, mas também em ideias inovadoras. “Essas ideias muitas vezes existem no interior de uma maneira mais simples, mas funcionam”, aponta.

Um dos objetivos da criação dos NRIs é acabar com o paradigma atual de que só pessoas com maior instrução e condições financeiras podem ter acesso à inovação. “As oportunidades são imensas, você não precisa ser um especialista em termos tecnológicos e computação para ter uma ideia inovadora e poder prosperar, ganhando muito dinheiro nesta área”, explica.

Em Ponta Grossa, o polo de tecnologia será mais simples e de fácil entendimento, segundo o secretário. “Vai facilitar para que haja uma integração de cada vocação. Já é muito comum ver um sistema que normalmente é desenvolvido para o industrial acabe se tornando uma grande ferramenta no agro, e do agro para o comercio. A inovação é transversal, o que funciona para um setor pode ser uma solução para outros setores”, encerra. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE