Promotor de PG é indicado para cargo no Conselho Nacional de Justiça | aRede
PUBLICIDADE

Promotor de PG é indicado para cargo no Conselho Nacional de Justiça

João Conrado Blum Júnior compete com representantes dos 27 estados brasileiros; Promotor precisa ficar entre os três mais votados para ser escolhido pela Procuradoria-Geral da República

João Conrado Blum Júnior compete com representantes dos 27 estados brasileiros; Promotor precisa ficar entre os três mais votados para ser escolhido pela Procuradoria-Geral da República
João Conrado Blum Júnior compete com representantes dos 27 estados brasileiros; Promotor precisa ficar entre os três mais votados para ser escolhido pela Procuradoria-Geral da República -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, João Conrado Blum Júnior, foi indicado pela segunda vez para ocupar uma das vagas de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça. O pleito acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 14h30, na sede do Ministério Público do Distrito Federal, em Brasília. João Conrado atua em Ponta Grossa e já havia sido indicado para participar da eleição no biênio de 2021 a 2023.

O pleito tem como objetivo escolher três nomes, entre os indicados, a ocupar vaga destinada a membro do Ministério Público dos Estados para compor o Conselho Nacional de Justiça. O promotor João Conrado foi o mais votado no Paraná, e irá concorrer com representantes de cada um dos outros 26 estados brasileiros (mais o Distrito Federal).

A Lista Tríplice, como é chamada, é composta pelos três indicados mais votados e deve depois ser encaminhada até o dia 22 de junho ao Procurador-geral da República, Augusto Aras, que deve regular o trâmite perante o Senado Federal.

João Conrado Blum foi indicado para a eleição do CNJ no biênio passado, em 2021, com participação de 321 membros do Ministério Público do Paraná. Desta vez, o promotor recebeu 374 votos. “É uma honra enorme ter sido escolhido novamente para poder representar meus colegas em uma disputa importante a nível nacional. Fico feliz pelos 374 votos recebidos dos colegas paranaenses para a eleição do Conselho Nacional de Justiça e espero poder fazer uma boa figura no Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG)”, disse o promotor.

História

Promotor de Justiça há quase 15 anos, João Conrado é Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa, pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul/IELF/IDP e Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Conrado ganhou dois prêmios em concursos nacionais de monografia jurídica e foi agraciado, durante a graduação, com voto de louvor do Setor de Ciências Jurídicas da UEPG. O promotor também recebeu moções de aplausos de duas Câmaras Municipais de Vereadores.

Caso seja escolhido pelo CNPG, Conrado tem até cinco dias úteis para encaminhar informações relativas ao cargo, de acordo com resolução do Senado Federal. A eleição será realizada em turno único e cada célula deverá apresentar pelo menos um e até três votos. Na hipótese de ocorrer empate entre um ou mais candidatos, será indicado o mais antigo na carreira. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE