Acipg é contrária à criação de mais cargos na Câmara
A entidade afirma ser contrária ao aumento desenfreado do tamanho da máquina pública
Publicado: 14/04/2023, 15:32
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial, na figura da presidente Giorgia Bin Bochenek, diretores e associados, vem a público manifestar- se de forma contrária ao projeto de lei que prevê a criação de cargos comissionados no Poder Legislativo de Ponta Grossa.
O projeto de lei 069/2023, em trâmite na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, propõe a criação de 15 cargos em comissão no Poder Legislativo, gerando um impacto financeiro de mais de R$ 830 mil somente neste ano.
A ACIPG é contrária ao aumento desenfreado do tamanho da máquina pública e a medidas que onerem ainda mais os cofres públicos, que já sofrem com um elevado índice de gastos e despesas que poderiam ser alocadas em medidas que tragam melhores condições para a população e benefícios para o município.
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa defende uma gestão eficiente dos gastos do Poder Público e irá acompanhar atentamente o trâmite do projeto de lei em questão. A ACIPG deverá questionar os representantes do Legislativo e conta com o bom senso da Câmara de Vereadores para que reveja este aumento de gastos e a aprovação de tal medida.
Presidente se posiciona
O presidente da Câmara, Filipe Chociai, relata que esta é a primeira ação da profunda reestruturação administrativa do Poder Legislativo em sua gestão. Segundo ele, a Mesa Executiva busca o fortalecimento institucional e a efetiva valorização dos servidores da Câmara Municipal.
“Através do Planejamento Estratégico, ato administrativo inédito na história do legislativo ponta-grossense, iremos organizar nossa instituição pensando no curto, médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, que estamos propondo a criação destes cargos para atender a demanda comprovadamente necessária, extinguimos outros que ajudarão a reduzir o impacto orçamentário destas alterações e tornará a aplicação destes recursos mais eficientes. O intuito é tornar o Poder Legislativo mais eficiente, integrado com as instituições de nossa cidade e mais próximo dos munícipes. Para garantirmos a eficiência dos trabalhos é necessário investimento em pessoal e boa aplicação dos nossos recursos orçamentários”, destaca Chociai.
Além disso, ressalta que, como já anunciado anteriormente, está em elaboração o Plano de Cargos e Salários, como também medidas para concretizar um Plano de Demissão Voluntária (PDV) e abertura de concurso público para contratação de servidores públicos efetivos.