Aliel quer CPI sobre atos golpistas nas estradas
Parlamentar protocola pedido para que Câmara investigue e identifique os envolvidos nos bloqueios das rodovias no país
Publicado: 01/11/2022, 16:58
O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) protocolou, na tarde dessa terça-feira (1), um pedido de abertura de uma CPI na Câmara para investigar as manifestações que ocorrem desde a noite de domingo (30) em várias estradas do país, amparados pelo silêncio que chegou a 44 horas de Jair Bolsonaro (PL) sobre a sua derrota para Lula (PT) nas urnas.
“O que estamos observando desde o início dessas manifestações é um movimento orquestrado por pessoas que não estão aparecendo. O que está fomentando esse movimento são informações falsas, mentiras, principalmente espalhadas pelas redes sociais. É importante destacar que a manifestação é um ato legítimo, não estamos discutindo questões partidárias e nem eleitores de um lado ou de outro, mas sim, estamos defendendo toda a população brasileira. (...) Há uma fábrica de mentiras sendo produzida e isso está sendo financiado por alguém, tem um interesse por trás como podemos observar em vários pedidos de intervenção militar. Isso é gravíssimo porque a intervenção militar significa acabar com todo o direito de liberdade e nós, independente de posição política, não podemos aceitar isso”, explicou.
O parlamentar começará agora o trabalho de reunir as 171 assinaturas necessárias para a aprovação da instalação da comissão. Segundo Aliel, a ideia da CPI é investigar e identificar os responsáveis pela tentativa de tumultuar o país no pós-eleições, desde os manifestantes que estão na ponta das ações nas vias, passando pelos produtores de fake news que impulsionam os protestos e até os articuladores políticos dos atos, como deputados em mandato e deputados eleitos que dão força à permanência das pessoas na rua.
“Queremos descobrir quem está fomentando, quem está financiando isso. Tanto as autoridades civis, como autoridades militares e políticos que estão envolvidos. Inúmeros políticos oportunistas aparecem agora nesses atos querendo corroborar com tudo isso”, destacou.
Aliel disse ainda que será apurada a atuação das polícias, em especial a PRF, cuja cúpula é suspeita de colaborar com os manifestantes, além do envolvimento do entorno do presidente, como seus filhos e auxiliares, na propagação do caos.
“Não existem apenas suspeitas (sob a conduta da PRF), como existem indícios. Na própria decisão do ministro Alexandre de Moraes há uma determinação que, em caso de não cumprimento, pode ser efetuada a prisão do superintendente geral da PRF. O que é possível observar em vários vídeos é que há uma prevaricação por parte de alguns agentes, mas claro que não podemos generalizar toda a instituição”, disse.
O deputado finalizou dizendo que se reunirá com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para pedir que, após a coleta das assinaturas necessárias, a comissão seja instalada ainda nesta legislatura. A CPI investigará, segundo ele, crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Com informações da Veja